Vacinação antirrábica segue em quatro shoppings neste fim de semana

Para intensificar a proteção de cães e gatos contra a raiva, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma mais uma edição especial da Campanha de Vacinação Antirrábica em pontos comerciais com alta circulação de pessoas, neste sábado (10), das 9h às 16h, e domingo (11), das 12h às 17h. Funcionará um drive-thru no shopping da Bahia (Estacionamento I, em frente ao Capemi) e outros três pontos nos shoppings Salvador Norte (Pet Park – Piso 1), Bela Vista (L1 – Alameda de Serviços) e Salvador (Estacionamento G1 – Setor Verde – Alameda de Serviços).

A meta da estratégia é vacinar 190 mil cães e gatos na cidade até o próximo dia 17, quando termina a mobilização. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, alerta a chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), Danielle Dantas.

Demais pontos – A vacina é oferecida também em 100 postos de saúde, além de duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da SMS, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ (71) 3611-7331, onde é possível também tirar dúvidas.

Orientações drive-thru – Os tutores que forem levar os cães e gatos para vacinação drive-thru devem levar os animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal que além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses casos, é aconselhável o uso de focinheira.

Criado: 09 Setembro 2022