Logo Prefeitura de Salvador

Vacinação antirrábica terá sistema drive-thru neste fim de semana

Criado: 17 Agosto 2022

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Salvador também passa a acontecer aos finais de semana, em modalidade drive-thru, a partir deste sábado (21) e domingo (22), até o dia 17 de setembro. O ponto vai funcionar no estacionamento do Módulo 1 da UniFTC, na Avenida Paralela, das 9h às 16h. 

É o terceiro ano do funcionamento do modelo de disposição das doses no município após implantação pioneira no país em 2020 na cidade. “Essa iniciativa aos finais de semana facilita o acesso das pessoas que por algum motivo tenham dificuldade de levar os animais durante os dias úteis. Nossa expectativa é obter o mesmo sucesso que tivemos na campanha de vacinação contra Covid-19 e gripe para humanos que, aqui em Salvador, também foi implementada com o sistema drive-thru”, destacou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ). 

Além do drive-thru, dez pontos itinerantes com vacinadores vão reforçar a proteção dos animais contra a raiva. No Estacionamento L1 Sul do Shopping Barra, o serviço vai funcionar no sábado (21), das 9h às 16h, e no domingo (22), das 12h às 17h. Os demais pontos funcionam no sábado (21), das 9h às 16h, nas seguintes localidades do Subúrbio: Praça do Sol (Periperi), Alto de Coutos (Coutos), Praça João Martins (Paripe), Campo do Calombao (Paripe), Praça Almirante Tamandaré (Paripe), Praça São Brás (Plataforma), Conjunto Senhor do Bonfim (Plataforma), Jardim Lobato (Lobato) e Mirantes de Periperi (final de linha). 

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A meta da estratégia é vacina 190 mil cães e gatos na cidade. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. 

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, finalizou Danielle. 

Orientações – No sistema drive-thru, os tutores devem levar os animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal que além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação. 

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira. 

Campanha – Iniciada no último dia 8, a campanha antirrábica já protegeu mais de 45 mil animais contra a raiva. A oferta da vacina acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Salvador, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ, no (71) 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas. 

Skip to content