Vacinação chega à população de rua e moradores das ilhas em Salvador

A vacinação contra o coronavírus em Salvador chegará à população em situação de rua e a todos os moradores das ilhas dos Frades, Maré e Bom Jesus dos Passos, com idade a partir de 18 anos. A novidade foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva virtual nesta segunda-feira (28). Ainda na ocasião, o chefe do Executivo municipal divulgou novas medidas para o enfrentamento da pandemia na capital baiana.

Cerca de sete mil doses da Janssen foram separadas para o processo de imunização das pessoas em situação de rua, que acontecerá a partir desta terça-feira (29). O quantitativo será suficiente para atender a todo esse público, conforme explicou o prefeito. “Vamos às ruas vacinar essas pessoas. Não é fácil fazer trabalho de aplicação de primeira e segunda dose, por isso, aguardamos a Janssen chegar, que é dose única”.

Já a partir de quinta (1º), a mobilização atenderá a todos os habitantes das três ilhas pertencentes à capital – Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré. “Já havíamos vacinado boa parte da população nesses locais, a exemplo das comunidades quilombolas. Estima-se que elas tenham 12 mil pessoas, mas ainda faltava a vacinação chegar para cerca de 3 mil pessoas acima de 18 anos. Com isso, as primeiras localidades de Salvador a ter 100% do público-alvo imunizado serão as ilhas”, assegurou Bruno Reis, acrescentado que a Prefeitura separou outra remessa da Janssen para essa estratégia.

Salvador já tem mais de 53% da sua população alcançada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 1.046.825 pessoas. Só nos últimos três dias, mais de 52 mil novos cidadãos receberam as injeções. A partir da tarde de hoje (28), o processo abrangerá pessoas com idade a partir de 44 anos, nascidas até 28 de outubro de 1976.

Restrições – A Prefeitura prorrogará por mais sete dias todas as medidas de enfrentamento à pandemia em vigor. Além disso, a partir desta sexta-feira (2), Dia da Independência do Brasil na Bahia, todas as praias da cidade serão bloqueadas para acesso ao público. A ação visa conter possíveis aglomerações que ocorram nesses espaços.

“Estou tomando essa decisão, considerando o histórico deste mês e esse último feriadão, para, a partir disso, podermos avançar a passos largos na retomada da normalidade em nossa cidade. Mesmo com os números da pandemia em queda, entendemos que precisamos fazer um esforço a mais nesta semana”, frisou Bruno Reis.

Números – Em relação à atual situação epidemiológica, o prefeito divulgou que a cidade possui 57% de ocupação dos leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19 e 70% de UTI. Na semana passada, ambos os índices eram de 68% e 76%, respectivamente. Já no segmento pediátrico, 78% dos leitos clínicos estão ocupados, enquanto que, na terapia intensiva, esse número é de 70%.

Ainda na rede pública, foram 36 pacientes regulados nas últimas 24h. As UPAs amanheceram com dez pessoas aguardando transferência, sendo duas delas à espera de leitos clínicos adultos, seis clínicos pediátricos, uma UTI adulto e uma por UTI pediátrico.

Na rede particular, os leitos para atendimento de pacientes com coronavírus estão assim: o Hospital São Rafael tem 65% de ocupação; o Santa Izabel, 62%; Português, 68%; Cárdio Pulmonar, 70%; Aliança, 62% e Jorge Valente, 64%.

Conforme dados do último boletim da pandemia, do dia 14 de junho, o número de óbitos provocados pela doença caiu 21% em relação à semana anterior (7 de junho). Ainda nesse período, o quantitativo de casos diminuiu 40%, sendo registrada média diária de 319 notificações. Desde março de 2020, a capital baiana soma um total de 233.763 casos de Covid-19.

O fator RT, que indica a transmissão viral entre indivíduos, também apresenta curva decrescente: no dia 7 de julho a taxa era de 0,84. No dia 14, o índice ficou em 0,65 (-15%).