Logo Prefeitura de Salvador

Vacinação contra Covid e gripe chega à Estação Mussurunga

Quem passou pela Estação Mussurunga nesta quarta-feira (6) teve a oportunidade de garantir dupla imunização: a 3ª e 4ª doses contra a Covid-19 e contra a gripe. A ação foi realizada em parceria entre a CCR Metrô e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no posto de observação do terminal, e prossegue até sexta-feira (8), das 8h às 16h. 

A iniciativa tem como intenção alcançar um maior número de imunizados na cidade. Desde o início da campanha da gripe, em abril, até esta quarta-feira (6), foram aplicadas cerca de 300 mil doses do imunizante, atingindo apenas 32% do público esperado. Já a 3ª dose contra a Covid-19 continua aguardando as mais de 688 mil pessoas que ainda não garantiram o reforço. Já para a 4ª dose este número chega a 460 mil. 

O secretário da Saúde, Décio Martins, afirmou que a instalação do posto na Estação Mussurunga facilita a vida da população, já que é um dos locais de maior circulação de pessoas na capital baiana. “Essa é mais uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a cobertura vacinal na cidade”. 

Minimizar risco – O agente de trânsito e transporte Elíseos Silva atua na estação há 14 anos e aproveitou a oportunidade para garantir a 4ª dose contra a Covid-19. “Garantir a proteção para mim, que trabalho em um local de grande circulação, é fundamental, pois estamos mais vulneráveis. É importante que, o quanto antes, estejamos imunizados para correr o menor risco possível de ser infectado”. 

O fiscal de linha Aurelino Borges, de 33 anos, trabalha há um ano no terminal. Ele elogiou a iniciativa da vacinação no local, e aproveitou para tomar a 3ª dose contra o coronavírus. “Às vezes não temos tempo de ir ao posto e essa possibilidade foi uma mão na luva, então busquei logo me imunizar. E digo para quem ainda não se vacinou: venha logo, pois a doença vem sem avisar”. 

O autônomo Wedson Sales, de 49 anos, tomou a vacina contra a gripe e contra a Covid. “Fiquei sabendo pela televisão hoje de manhã e vim logo me proteger e proteger os que moram comigo, pois tenho idosos em casa. Todo mundo devia se vacinar e garantir sua dose. Estou 100% imunizado e agradeço pela oportunidade de poder me vacinar perto de casa”. 

Combate à gripe – Desde o último dia 27, a Campanha de Vacinação contra a Influenza está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade na capital baiana. A população pode buscar o serviço de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h, em todas as 156 salas de imunização da rede municipal de Salvador. É preciso levar a carteira de vacinação ou Cartão SUS e documento com foto. 

A abertura da estratégia para o público em geral acontece após recomendação do Ministério da Saúde devido à baixa adesão à campanha de vacinação registrada em todo o país. A medida é válida enquanto durarem os estoques do imunobiológico em Salvador. 

Vacinação Covid – A 3ª dose (exceto Janssen) para 18 anos ou mais é aplicada através da estratégia “Liberou Geral”, que contempla também cidadãos de outras cidades da Bahia. Nos demais casos, é necessário ter o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br 

Já a 4ª dose estará disponível para pessoas com 40 anos ou mais, que estejam com nome na lista do site da SMS. Para ter acesso à dose de reforço, esse público deve ter um intervalo de quatro meses para o recebimento da 3ª dose. 

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais, vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a nova determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022- Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de quatro meses estarão aptas para receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose).

Skip to content