Vacinação contra gripe na Lapa alcança 1,5 mil pessoas no primeiro dia

Para ampliar o alcance da Campanha de Imunização contra a Influenza (gripe) junto à população, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), montou uma estratégia para aplicação do imunizante, na Estação da Lapa. A vacina é disponibilizada no andar térreo (próximo ao Hiperideal), das 9h às 16h, desde a última quinta-feira (30). Somente no primeiro dia, foram aplicadas 1,5 mil doses do imunizante no local. A expectativa, nesta sexta-feira (1º), é superar o número de vacinados do dia anterior.

A diarista Ivanilde Souza, de 52 anos, passa todos os dias pela Estação da Lapa. Ao receber a dose do imunizante, destacou a facilidade do acesso. “Nesse tempo frio, as pessoas tendem a pegar resfriados e gripe, e nada melhor do que estar protegido. Ter o imunizante sem precisar mudar o itinerário, na passagem para ir para o trabalho, facilita a vida de todos e, com certeza, aumenta a adesão à vacina”.

Aposentada, Maria do Nascimento, de 75 anos, ainda não havia se vacinado contra a Influenza. “Estava sendo displicente, tenho consciência disso, mas aproveitei a passagem pela Lapa e tomei o imunizante. Sei da importância da vacinação e indico que todos, idosos, adultos e crianças, aproveitem a oportunidade e se protejam. Devemos priorizar nossa saúde e bem-estar sempre”.

A enfermeira responsável pelo Distrito Centro Histórico, Lorena Gomes, destacou a importância de tornar cada vez mais acessível o imunizante. “A Estação da Lapa é um ponto estratégico, onde as pessoas passam rotineiramente para ir trabalhar ou resolver algo. Quando a estratégia está montada, eles aproveitam para se vacinar. O que é muito importante, já que a saúde pública é pioneira e responsável por melhorias, então quanto mais pessoas estiverem imunizadas, seja de Covid, Influenza, ou qualquer outro imunobiológico, melhor para toda população”, avaliou.

Público geral – Desde a segunda-feira (27), a Campanha de Vacinação contra a Influenza está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade, na capital baiana. A estratégia tem o objetivo de aumentar o número de imunizados na cidade, ainda considerado baixo pela SMS. Desde o início da campanha, em abril, foram aplicadas cerca de 300 mil doses, atingindo apenas 31,86% do público esperado.

Para se vacinar, é preciso levar a carteira de vacinação ou Cartão SUS e documento com foto. Além da Estação da Lapa, a população pode buscar o serviço de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, em todas as 156 salas de imunização da rede municipal de Salvador.