Vacinação inclui três novas categorias profissionais nesta sexta (9)

A vacinação contra a Covid-19 em Salvador vai incluir mais três categorias profissionais nesta sexta-feira (9). Os agentes penitenciários, fiscais de medidas restritivas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sedur) e profissionais da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) poderão receber a primeira dose, das 8h às 16h, nos postos indicados para estes grupos.

Para serem imunizados, estes profissionais precisam ter idade igual ou superior a 50 anos e estar em pleno exercício das atividades. Antes de se dirigir ao local de vacinação, é necessário verificar se o nome está na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . No local, será exigida a apresentação de documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.

Primeira dose para idosos – Nesta sexta (9) também será ampliada a faixa de escalonamento para os idosos com 62 anos ou mais. Pela manhã, das 8h às 12h, serão contemplados os membros da melhor idade nascidos entre 9 de abril de 1958 e 30 de janeiro de 1959. Já no turno vespertino, das 13h às 16h, será a vez dos idosos de 62 anos ou mais nascidos entre 1º de fevereiro e 9 de abril de 1959.

Agentes de segurança pública – Os policiais federais, militares, civis e rodoviários federais, bombeiros e guardas municipais, além de agentes da Transalvador com idade igual ou superior a 50 anos também serão vacinados com a primeira dose. É necessário estar em pleno exercício das atividades e ser lotados em Salvador.

Antes de se dirigir ao local de vacinação também deverão verificar se os nomes dos mesmos estão disponíveis na lista disponibilizada no site da SMS. Já no ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.

Trabalhadores da saúde e autônomos – Segue também a aplicação da primeira dose dos trabalhadores da saúde e profissionais autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal). Para terem acesso às doses precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da SMS e apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.

Já os autônomos (além do nome no site) precisam também apresentar carteira do conselho de classe, cópia do último Imposto de Renda ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

Paciente em hemodiálise – Os pacientes em hemodiálise também continuam sendo vacinados com a primeira dose nesta sexta-feira (9). Como os demais contemplados, precisam estar com o nome na lista disponível no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto.

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde, das 8h às 16h. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

Os cidadãos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Vacina Express – Os idosos com 62 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São oferecidas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

– 1ª dose para idosos

Drives-thru: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina; Arena Fonte Nova, em Nazaré; Atacadão Atakarejo, em Fazenda Coutos; 5º Centro de Saúde, nos Barris; Parque de Exposições, na Paralela; Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), no Cabula; Unijorge – Campus Paralela; e Vila Militar, na Avenida Dendezeiros.

Pontos fixos: USF Vista Alegre; UBS Nelson Piauhy Dourado, em Águas Claras; USF Resgate; USF Federação; USF Santa Luzia; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; Unijorge – Campus Paralela; 5º Centro de Saúde, nos Barris; e Colégio da Polícia Militar, na Avenida Dendezeiros.

– 2ª dose para idosos e trabalhadores da saúde

Drives-thru e fixo: FTC – Paralela; e Barradão, em Canabrava.

Apenas drives-thru: USF San Martin III; e Faculdade Universo, no Iguatemi;

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora; e Unidade Básica de Saúde Virgílio de Carvalho, no Bonfim.

– 1ª dose dos trabalhadores da saúde e autônomos; agentes de Segurança Pública; fiscais de medidas restritivas; pacientes em hemodiálise

Drives-thru e fixo: Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), em Brotas; e Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Campus Pituaçu.

– 1ª dose dos trabalhadores da Salvamar

Drives-thru e fixo: Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), em Brotas e Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Campus Pituaçu

Ponto fixo: sede da Salvamar, em Patamares.

– 1ª dose dos agentes penitenciários

Complexo Penitenciário da Mata Escura