Salvador ganha mais cinco estações de compartilhamento de bicicletas

A capital baiana ganhou mais cinco estações de compartilhamento de bicicletas, neste domingo (23), dentro do movimento Salvador Vai de Bike, iniciativa da Prefeitura em parceria com o Itaú e a Serttel. As famosas “laranjinhas” agora também estão localizadas no fim de linha de Brotas, Estação de Trem (Calçada), Marina (Comércio), Largo do Papagaio e Praça Divina (ambas na Ribeira). Agora, já são 32 disponíveis para a população espalhadas em pontos estratégicos da cidade, que funcionam diariamente das 6h às 22h.

VAIDEBIKE2402

Quem quiser andar de bike na cidade também conta com três ciclofaixas que funcionam aos domingos, das 7h às 16h, no Comércio, Campo Grande/Centro Histórico e Parque da Cidade/Orla. Também estão disponíveis outras três ciclofaixas permanentes, localizadas no Corredor da Vitória/Largo do Campo Grande, Rótula do Aeroporto/Stella Maris e Largo de Roma/Ribeira. Para utilizar as bicicletas, é necessário fazer o credenciamento através do site www.bikesalvador.com e pagar uma única taxa no valor de R$10, válida por um ano e debitada em cartão de crédito. É possível fazer a operação via aplicativo de celular.

O sistema público de compartilhamento de bicicletas possui estações em locais estratégicos da cidade, conectadas a uma central de operações via wireless e alimentadas por energia solar. A iniciativa tem estimulado a população a usar a bicicleta como meio de transporte alternativo, mais saudável e menos poluente. Desde setembro de 2013, quando foi lançado o programa, já foram realizadas cerca de 132 mil viagens.