Velo-Táxi faz sucesso e empresa quer mais veículos rodando em Salvador

Testado em Salvador em uma ação pioneira no Brasil, o triciclo Velo-Táxi foi um sucesso entre os usuários que puderam utilizá-lo durante o período da Copa. O modelo, já adotado em cidades como Londres e Nova York, começou a ser implantado na capital baiana através de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, Escritório Municipal da Copa (Ecopa) e a empresa Cycle’ONE, responsável desenvolvimento do projeto. Segundo o sócio da empresa, Itamar Ferreira Santos, nos cinco dias em que o serviço esteve à disposição do público, gratuitamente, no Centro Histórico, foi usado por 172 baianos e turistas.

“Esse número só não foi maior porque o uso foi restrito a idosos, gestantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. Muita gente queria saber quando vamos funcionar de forma definitiva e em outros locais da cidade. Foi realmente uma experiência muito positiva”, contou dirigente da Cycle”ONE.

O secretário da Ecopa e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, aposta na viabilidade do modelo para o dia o dia da população. Edington ressaltou que a Prefeitura tem buscado oportunidades para desenvolver ações relacionadas à mobilidade e, assim como o uso da bicicleta, os triciclos representam também a introdução de mais uma alternativa de transporte sustentável.

“É uma alternativa não poluente, que gera novos postos de trabalho e muito interessante, em especial, para transporte em curtas distâncias. A Copa foi uma boa oportunidade de testarmos o Velo-Táxi, que teve uma resposta muito boa por parte da população e dos turistas”, colocou o secretário.

Nessa primeira fase de teste, o sistema funcionou com apenas dois veículos, mas diante do sucesso, a empresa Cycle’ONE pretende colocar mais quatro triciclos rodando em novos pontos da cidade. Segundo Itamar Ferreira Santos, a empresa vai discutir com a Prefeitura a viabilidade de experimentar o Velo-Táxi em outras áreas.

Ele também pretende buscar parceria com empresas de turismo para que os veículos sejam utilizados em passeios turísticos por Salvador. “Creio que esse modelo de transporte tem grande apelo para área de turismo, com passeios pela orla de Salvador, por exemplo. Por isso, vamos conversar com as agências e com a Prefeitura sobre essa nova possibilidade de uso para os triciclos”.