Verão sem Mosquito prossegue no combate ao Aedes em Salvador

Dando continuidade ao plano Verão Sem Mosquito, a Prefeitura de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue intensificando as ações de combate às muriçocas e ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikugunya. Durante esta semana, centenas de ruas e avenidas localizadas nos Distritos Sanitários (DS) de Cajazeiras, Itapuã, São Caetano e Itapagipe, incluindo a Ilha de Bom Jesus dos Passos, receberam agentes e equipes de combate às endemias.

Durante o trabalho, profissionais do CCZ realizam a colocação de capas em caixas d’água destampadas e a aplicação de termonebulizadores, o popular “fumacê”, com a utilização de motos, equipamento mais rápido e eficaz na estratégia. Conforme a subcoordenadora de Ações de Controle das Arboviroses, Cristina Guimarães, cerca de mil capas já foram doadas à população soteropolitana e todas as atividades do plano acontecem concomitante às iniciativas de conscientização da população para os cuidados que devem exercer.

“Por exemplo, para as vedações adequadas das caixas e outros recipientes armazenadores de água, os agentes de endemias orientam ainda quanto aos cuidados básicos e permanentes com a limpeza e manutenção das capas”, explica. As pessoas beneficiadas assumem o compromisso formal de colaborar com a estratégia, “uma vez que sem o apoio da população não é possível garantirmos o êxito das ações implementadas”, salienta.

Reforço – De acordo com Lucrécia Rocha, sanitarista/bióloga e chefe do Setor de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos do CCZ, reduzir a infestação de muriçocas em Salvador tem sido um importante foco do plano. Para isso, o trabalho envolve três equipes: uma de monitoramento dos canais e coleta de larvas, uma de aplicação de larvicida biológico, e uma de aplicação de inseticida com termonebulizadores para controle dos mosquitos adultos.

Além dessas equipes, a SMS contratou uma empresa para complementar as ações fazendo a aplicação de inseticida em áreas de difícil acesso com motos (motofog).  “As ações do CCZ são complementadas com a atuação dos órgãos de saneamento para obtenção dos melhores resultados possíveis, pois informamos canais com excesso de vegetações, lixos e esgotos, e consideramos as diferenças entre as formas de agir dos mosquitos. O objetivo é ter um verão livre dos incômodos ocasionados pelas muriçocas”, afirma.

Motivação – O Plano Verão Sem Mosquito foi iniciado em setembro, priorizando-se as localidades que apresentam maior demanda, e prossegue de forma ininterrupta até fevereiro de 2021, contemplando os dias que antecedem o início do verão, meio e final da estação, período de maior incidência de casos. As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o cidadão deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).

Entre as ações do plano estão os mutirões em área de alto risco; colocação de ovitrampas e armadilhas em imóveis e repartições; inspeções; aplicação de inseticida e larvicida em locais públicos e privados; entrega de capas para tanques e tonéis; levantamento de bueiros; fiscalização em hotéis e circuitos de festas populares, entre outros. A Semana de Mobilização está prevista para o início de dezembro.