Vestibular Social amplia número de faculdades

O Vestibular Social amplia para nove o número de faculdades que oferecerão vagas para beneficiários e dependentes do Bolsa Família em Salvador. Além da FTC, Faculdade da Cidade e Faculdade D. Pedro II, que participam do programa desde o primeiro semestre, também passam a integrar a lista as faculdades 2 de Julho, Visconde de Cairu, São Salvador, FAP, São Tomaz de Aquino e Hélio Rocha.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), visa garantir aos beneficiários do Bolsa Família a possibilidade de ingressar no ensino superior, com financiamento garantido em até 100% pelo Ministério da Educação, através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A intenção da Semps é colocar cerca de dez mil jovens do Bolsa Família na universidade em 2014. “Este ano, em apenas seis meses, cinco mil pessoas realizaram o Vestibular Social, que consta de uma redação, e já concretizaram o sonho de entrar na Faculdade. O importante é que o pagamento do Fies poderá ser feito em até 13 anos”, afirma o secretário Mauricio Trindade.

Os interessados em concorrer a uma vaga dos diversos cursos ofertados pelas instituições para 2014 devem se inscrever em uma das uma das 22 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhadas por toda a cidade. Outra opção é comparecer à sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), que funciona no Comércio. As provas, que constam de uma redação, são realizadas nos postos dos Cras.

A inscrição é gratuita e, para participar do Vestibular Social, basta ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Bolsa Família, ou comprovar renda familiar de até R$ 1.500. Também é necessário apresentar o número de inscrição do Enem para quem concluiu o Ensino Médio de 2010 em diante.