Logo Prefeitura de Salvador

VI Encontro de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde acontece nesta quarta (30)

Com o tema “Desafios e potencialidades da formação em serviço como estratégia de fortalecimento do SUS”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), promove o VI Encontro de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Aberto para gestores, trabalhadores e estudantes, o evento acontece nesta quarta (30/11) e quinta-feira (1º/12), no auditório da Universidade Ruy Barbosa (Uniruy), na Avenida Luís Viana Filho, 3172, Paralela

O encontro que reunirá multiprofissionais, técnicos e diretores de diversas áreas da SMS, além do titular da SMS, Decio Martins, da subsecretária da pasta, Edriene Teixeira, e de Nésio Fernandes de Medeiros Junior, secretário da Saúde do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

“Saúde e Educação devem andar de mãos dadas, e esse grande evento pretende justamente debater e mostrar a importância dessa aliança, que certamente beneficia a toda sociedade soteropolitana”, destaca Martins. 

A edição deste ano teve recorde de inscritos previamente, por isso, as vagas para estudantes e trabalhares externos já foram preenchidas. O VI Encontro de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, conta com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Uniruy e Unifacs. 

Programação: 

Dia 30/11 (quarta-feira)

Manhã 

8h – Credenciamento

8h30 – Mesa de Abertura

9h30 – Conferência de Abertura

Tema: “Possibilidades e desafios nos processos de formação dos profissionais no SUS”

  – Conferencista: Nésio Fernandes de Medeiros Junior (secretário de Estado da Saúde do Governo do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass). 

Tarde 

3h30 às 14h – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

14h às 17h – Mesa redonda:  Lições aprendidas com as residências em saúde na organização dos processos de trabalho da assistência e da gestão do SUS: diferentes olhares.

 Moderador: Augusto Vidreira (coordenador Coreme/SMS).

         Residência de Medicina de Família e Comunidade (SMS Salvador) – Diego Bomfim (médico da família e comunidade e supervisor do PRMFC/SMS Salvador).

         Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com área de concentração em Planejamento e Gestão (ISC/Ufba) – Sara Cerqueira (sanitarista e coordenadora de Planejamento da Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão e preceptora de residência).

         Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Uneb) – Gisele Lima (enfermeira da USF Arenoso e preceptora de residência).

         Residência em Medicina de Emergência (SMS Salvador) – Felícia Lima (médica emergencista, coordenadora da Emergência do Hospital Municipal de Salvador e vice-supervisora do PRME/SMS Salvador). 

Dia 1°/12 (quinta-feira) 

Manhã 

8h30 às 9h – PICS

9h às 12h – Mesa redonda: “Trocando experiências: iniciativas inspiradoras de residências em saúde”

  – Moderador: Deivison Freitas da Silva (vice-coordenador do PRMFC/SMS Salvador; presidente da Abamefac)

  – Modalidade: Videoconferência

         Residências em rede – Olívia Bessa (Escola de Saúde Pública do Ceará).

         Residência médica – Fernanda Lazzari (Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis).

         Residência multiprofissional – Thaís Titon de Souza (Escola Municipal de Saúde Pública de Florianópolis).

         Articulação de residências em saúde – Izabelle Câmara (SMS Salvador) 

Tarde 

13h30 às 14h – PICS

14h às 17h – Apresentação de trabalhos

Eixos:

         Apresentação de trabalhos/relatos de experiências na SMS Salvador (Educação Permanente em Saúde/ Estágios graduação e PET Saúde/ Residências em saúde).

         Apresentação de resultados preliminares ou finais de pesquisas realizadas na SMS Salvador

Criado: 29 Novembro 2022

Skip to content