Vigilância Sanitária de Salvador fiscaliza comércio de produtos juninos

Para garantir que um dos festejos mais celebrados e aguardados pela cidade aconteça de forma segura para os soteropolitanos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância da Saúde e Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), reforça as ações de fiscalização nos principais locais de venda e distribuição dos alimentos típicos dessa época na capital baiana. Nesta semana, a ação é realizada em supermercados e delicatessens.

Os agentes verificam produtos à base de milho verde e amendoim, a exemplo da canjica, pamonha, pé de moleque, milho cozido e assado entre outros. Além disso, é feito um trabalho de orientação para comerciantes e consumidores acerca dos principais cuidados necessários na hora de escolher os alimentos típicos do São João.

Perecíveis – A Visa orienta que é preciso ter atenção às características desses itens para que não aumentem as chances de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), através da ingestão ou consumo de água contaminada. Para isso, o consumidor precisa observar se os produtos possuem aparência, consistência, odor e acondicionamento adequados, além de serem servidos em temperatura correta.

“São fatores que, em condições ideais, evitam a proliferação de microrganismos, como fungos e bactérias, tanto nos locais de comercialização como nas residências, após a aquisição dos mesmos”, explica a chefe do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde, Gilane Couto Miranda.

Outros aspectos a serem levados em consideração são as condições de higiene dos locais de venda, se os alimentos estão identificados com data de fabricação e validade expostos em etiquetas, além de aspectos de saúde dos vendedores, como uso de uniforme limpo, sapato fechado e cabelos protegidos.

É importante frisar que esses profissionais, enquanto manipulam alimentos, não podem ter contato com dinheiro, cigarro e animais, por exemplo. Qualquer irregularidade observada pode ser comunicada aos órgãos de fiscalização, através do Fala Salvador, no telefone 156.