Vigilância Sanitária realiza curso para profissionais que atuarão na Copa

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS) promove, a partir desta terça-feira (13), um workshop de prevenção de riscos de doenças veiculadas pela manipulação inadequada de alimentos e falta de boas práticas nas atividades de hotelaria e salão de beleza durante a Copa do Mundo. O curso acontece até sexta-feira (16), no auditório do Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, localizado na Avenida Vasco da Gama, 4209, em Brotas.

A atividade é voltada para os profissionais de beleza, hotéis, supermercados, restaurantes e lanchonetes da região de Brotas, e apresentará as principais inconformidades encontradas pela Visa em inspeções nesses estabelecimentos, além de apresentar as novas tecnologias utilizadas para promoção e prevenção à saúde nesses ramos de atuação. “A ideia é oferecer tanto a segurança sanitária para o consumidor durante os grandes eventos como, principalmente, deixar um legado para a população de Salvador”, explica a coordenadora do workshop, Sulamita Siqueira.

Na semana passada, a Visa capacitou cerca de 40 baianas de acarajé e auxiliares que vão trabalhar no megaevento esportivo. As quituteiras foram orientadas sobre a forma correta de acondicionar os acompanhamentos do famoso petisco, bem como orientações sobre o manejo de resíduos com enfoque no controle de vetores, a exemplo de baratas. Também foram orientadas sobre a redução do consumo de gordura saturada nos produtos alimentícios, o que evita doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.