Logo Prefeitura de Salvador

Vila de Natal acolhe pessoas com deficiência no Campo Grande

Um dos principais destaques da Vila de Natal, instalada pela Prefeitura de Salvador na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, é a promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) ao espaço. O local disponibiliza cadeiras de roda, atendentes treinados em Libras, ajudantes de Papai Noel com Síndrome de Down e até mesmo barracas concedidas a instituições, dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência, para que comercializem produtos a fim de angariar recursos voltados à manutenção de suas atividades. 

O titular da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip/Semop), Júnior Magalhães, ressalta que a inclusão de PCDs tem sido uma das prioridades da Prefeitura, na organização das últimas celebrações natalinas na capital baiana. “Nosso objetivo é fazer um Natal inclusivo, para que todas as PCDs se sintam abraçadas. Neste sentido, firmamos parceria com entidades destinadas a este público, como a Apae e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Agora mesmo, estamos recebendo a visita de uma parte de todos os 120 internos do Lar Vida – Valorização Individual do Deficiente Anônimo, que serão contemplados com a ação. São pessoas com Síndrome de Down, hidrocefalia, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e outras enfermidades mentais, que também têm o direito de sentir a magia do Natal”, ilustrou. 

Ana Cristina de Gaulle, servidora da Dsip especialmente treinada em Libras para atender aos surdos que chegam à vila, explicou como funciona este trabalho. “Além de fazer a apresentação e locução das músicas e performances das noeletes (assistentes de Papai Noel), também oriento os surdos sobre os equipamentos e atrações da vila, indicando a localização da Fábrica de Brinquedos, a Casa de Papai Noel, os assentos, banheiros, lixeiras e opções de lanches, o que é muito importante. Atendi, por exemplo, um garotinho de 5 anos, descrevendo onde ele estava e o que acontecia. O rosto dele se iluminou num sorriso maravilhado e os pais ficaram muito satisfeitos com a interação. Pedi para tirar uma foto com ele e lhe desejei um feliz Natal”, contou. 

Érica de Oliveira, de 23 anos, tem Síndrome de Down e trabalha pela primeira vez como ajudante de Papai Noel. “É muito legal. A gente tira foto do Papai Noel com a pessoa que vem sozinha, servimos água para o Papai Noel. Fazemos tudo que ele precisa e as outras pessoas também. Quero trabalhar de novo no Natal do ano que vem”, revelou. 

Funcionamento – A Vila de Natal do Campo Grande faz parte do Natal Salvador 2022, cujo tema nesta edição é “Iluminando Nossos Sonhos”. O espaço funciona de quinta-feira a sábado, das 18h às 23h; e de domingo a quarta, das 18h às 22h, até o dia 6 de janeiro, com entrada gratuita. 

De acordo com a Dsip, o espaço recebe em média 15 mil pessoas diariamente e 30 mil nas noites de fim de semana. A estimativa é de que, até o fim da celebração, 1 milhão de pessoas visitem os espaços ornamentados pela Prefeitura, para a festa natalina.

Criado: 21 Dezembro 2022

Skip to content