Logo Prefeitura de Salvador

Viva a Língua Portuguesa reúne grandes nomes em Salvador até domingo (6)

O Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa, movimenta Salvador a partir desta sexta-feira (4), reunindo artistas baianos, portugueses e angolanos para diversas manifestações musicais, gastronômicas e literárias. A abertura será marcada por um concerto especial que reúne Lazzo Matumbi, Melly, Magary Lord, Sued Nunes e a Banda Didá.  

Os anfitriões recebem em solo baiano o cantor português Luís Trigacheiro e o angolano Paulo Matomina. A apresentação, que integra a grade da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), ocorrerá em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, a partir das 20h. 

O evento, que acontece até domingo (6), é realizado pela Baiano Eventos e Produções em parceria com a Prefeitura, através do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), da Embaixada de Portugal no Brasil, do Consulado Geral de Portugal na Bahia e do Camões – Instituto da Língua. O intuito do Viva Língua Portuguesa é promover uma ocupação artística e multicultural entre diversos representantes de países lusófonos durante três dias de atividades, que serão gratuitas e abertas ao público. 

De acordo com o diretor musical do concerto, Jonga Cunha, a iniciativa é uma grande festa para os países de língua portuguesa. “É o congraçamento musical onde Angola, Portugal e Bahia se encontram e se misturam musicalmente. Nossos artistas baianos recebem nomes da música portuguesa e angolana para fazer uma grande mistura musical. Esse show visa também iniciar uma peregrinação de música pelos países portugueses”, explica.  

Demais dias – No sábado (5), será a vez da culinária ganhar espaço no Festival. No Senac Pelourinho, a chef baiana Jacqueline Bispo, ao lado de Luís Kitaba, de Angola, e do português Gonçalo Ramirez prepararão um menu com pratos característicos dos três países, além de elaborarem criações conjuntas. Na ocasião, o público poderá experimentar coquetéis criados pelos alunos do Senac e ainda curtir apresentação musical do baiano Felipe Barros. O evento terá início às 16h e terá capacidade sujeita à lotação do espaço.  

Já no terceiro e último dia do evento (6), o Teatro do Sesc Pelourinho contará com as presenças dos escritores Itamar Vieira Júnior e José Luís Peixoto, brasileiro e português, respectivamente, que protagonizarão a roda de conversa “Sem o mar por meio: uma conversa transatlântica sobre a língua Portuguesa”. Em alusão ao livro que reúne a troca de correspondência entre Jorge Amado e José Saramago, a conversa terá início às 17h, sob a moderação do jornalista e organizador do Viva a Língua Portuguesa, Ricardo Duarte. 

Organizador do festival, Ricardo Duarte afirmou que a língua pode se exprimir de muitas formas, seja através da música, gastronomia e literatura. “É um patrimônio incrivelmente rico culturalmente e economicamente. O Brasil é o país que mais fala o português e boa parte da potência do idioma se deve a esse país”, afirma.  

Criado: 04 Novembro 2022

Skip to content