Volta do Caboclo e da Cabocla encerra as comemorações do 2 de Julho nesta terça (5)

Após cinco dias de comemorações pela Independência do Brasil na Bahia, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove nesta terça-feira (5), às 18h30, a volta do Caboclo e da Cabocla. No evento, os carros simbólicos saem do Campo Grande e retornam à Lapinha, regados a muita alegria e manifestações populares.

Um dos principais destaques é a Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, que há mais de 25 anos integra a programação. Após dois anos sem a cerimônia, o grupo anseia pelo retorno com muita emoção, por isso seus integrantes preparam uma performance marcante.

“Amanhã será a grande apresentação, pois poderemos levar nossos heróis de volta, celebrar a vida e o exemplo que os caboclos nos deram”, destaca Rita Barbosa, líder da orquestra.

Ela ainda explica que a apresentação é um compromisso da orquestra banda com a sua ancestralidade. “A gente faz esse trabalho com amor e carinho, é um momento que nós nos divertimos. Nós temos essa devoção, está ali nosso sagrado, nosso cívico, nossa representatividade e nossa energia”.

Além da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, outros grupos culturais participam das manifestações. Em um cortejo mais acelerado, a população devolve os carros emblemáticos ao Pavilhão 2 de Julho, onde são guardados até os festejos do ano seguinte.