Voz de Mulher aborda capacitação profissional, saúde e sustentabilidade até sexta (11)

A programação do Voz de Mulher prossegue, até a sexta-feira (11), com uma série de atividades promovidas pela Prefeitura, no piso térreo do Shopping Center Lapa. As ações, que acontecem das 14h às 17h, englobam palestras e orientações sobre empreendedorismo, capacitação profissional, saúde e sustentabilidade, além de atividades lúdicas e apresentações culturais.

Para marcar o segundo dia de ação, na terça-feira (8), a programação reuniu apresentações de biodança, com Maria Jesus, e do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Além disso, palestras sobre “Erradicação da violência contra a mulher” e “Endometriose” também foram conferidas pelo público presente.

Uma das palestrantes, a coordenadora de Ações Transversais da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Oilda Rejane, abordou sobre “Os aspectos da violência contra as mulheres negras”. Ela ressaltou a importância da data de 8 de março como uma reparação histórica.

“Diariamente é importante refletirmos e fortalecermos nossas lutas por direitos em uma sociedade que, infelizmente, segrega mulheres. Quando temos a intercepção de gêneros e raças, as mulheres negras estão na base dessa sociedade. Essa luta por equidade e respeito é uma luta coletiva”, disse.

Impacto – De passagem no shopping com a mãe, a turismóloga Jaqueline Vasconcelos, de 50 anos, aproveitou para participar das atividades. “Resolvi parar para ver as atividades e assistir às palestras. Essa iniciativa é importante demais para a sociedade, pois ainda vivemos em uma sociedade machista e precisamos lutar por direitos igualitários todos os dias”.

Fazendo aniversário no Dia Internacional da Mulher, a dona de casa Noélia Nascimento, de 63 anos, lembrou que a data deve ser lembrada como uma luta na conquista de direitos. “Antigamente era grande o número de casos de mulheres submissas a seus maridos, podemos tirar como exemplo, os nossos antepassados. Mas hoje, percebemos que gradualmente estamos cada vez mais inseridas nessa luta por uma independência. A iniciativa me chamou bastante atenção, por isso resolvi participar”.

A aposentada Maria dos Anjos, de 66 anos, disse ter gostado de participar do primeiro dia de atividades, por isso resolveu retornar no segundo dia. “E assim, se for permitido, participarei dos outros dias de programação também. Moro aqui próximo, e essas palestras estão sendo fundamentais para mim”.

Iniciativa – O Voz de Mulher é realizado através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e conta com apoio das secretarias de Saúde (SMS), Reparação (Semur), Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Programação:

Dia 9/3 (quarta-feira):

13h – Música e vídeos com mensagens referentes ao caminhar das mulheres na história

14h – Roda de Conversa sobre Emprego e Renda, com a secretária Mila Paes e Maria Eduarda Lomanto (Semdec).

14h30 – Biodança “Reencontrando o próprio corpo”, com Marisa Santiago

15h30 – Apresentação do CredSalvador, programa de crédito para estímulo à empreendedora soteropolitana, com a equipe da Semdec.

16h – Apresentação SalvadorTech (Semdec), com cursos grátis de programação, lógica de programação essencial, desenvolvimento de sistemas, desenvolvimento de games, marketing digital, minicurso de java script, criação de website com HTML.

16h30 – Apresentação do Simm Prepara (Semdec) – iniciativa que auxilia cidadãos no retorno ao mercado de trabalho.

17h – Musical de encerramento

Dia 10/3 (quinta-feira):

13h – Musical com Itaijara Souza, trazendo mensagens referentes ao caminhar das mulheres na história

14h – Palestra “Prevenção Combinada do HIV”, com Júlia Regina, sobre testagem do HIV e estande da Prevenção Combinada.

15h – Palestra “Mortalidade materna por câncer de colo de útero e de mama”, com Dândara Santos Silva – Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva; Doutoranda em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa.

16h – Painel sobre saúde da mulher e temas referentes, com as presenças da primeira-dama Rebeca Reis, da secretária Fernanda Lordêlo (SPMJ) e da vereadora Ireuda Silva

17h – Musical de encerramento

Dia 11/3 (sexta-feira):

9h – Abertura com Itaijara Souza e Talita Suedy

10h – Fala Institucional

10h30 – Oficinas de horta em casa com apresentação e discussão de vídeos, com a equipe da Secis

11h30 – Oficina de Coleta Seletiva com apresentação e discussão de vídeos, com a equipe da Secis

16h30 – Musical de encerramento com Itaijara Souza.