Webinário aborda Dia Nacional da Visibilidade Lésbica nesta sexta (27)

Em referência ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT+ (CMLGBT) vão realizar um webinário para abordar a data. O evento vai acontecer na sexta-feira (27), às 14h, por meio do canal da SPMJ no YouTube.

O encontro virtual vai abrir espaço para os relatos de experiências vivenciadas por mulheres lésbicas, a exemplo da guarda municipal Izabela Tanucha, criadora de conteúdo sobre dupla maternidade e relação homoafetiva, e a coordenadora da Casa de Acolhimento da SPMJ, Maria Auxiliadora Alves, mãe de uma jovem lésbica. Elas vão trazer as próprias experiências sobre a atuação da família no suporte dado aos filhos LGBT+.

No segundo momento, o evento será conduzido pela técnica em gênero e raça da SPMJ, Janildes Oliveira de Lima, que vai falar sobre violência doméstica contra lésbicas, e a assistente social e assessora Suzana Coelho, que vai falar sobre adoção de crianças por casais de mulheres.

O presidente do CMLGBT, Walter Pinto Júnior, pontua a importância de pautar e promover políticas públicas mais eficazes diante da invisibilidade social deste público. “A proposta do evento é discutir, a partir do lugar de fala dessas mulheres e das técnicas da SPMJ, a intersecção diante os diferentes marcadores sociais e culturais. Por exemplo: a mulher, lésbica, negra, periférica, sem emprego e de classe socioeconômica mais baixa é mais vulnerável à violência, quando comparada à mulher, lésbica, branca, que possui um emprego e maior escolaridade”, avalia.