Workshop discute ações para início da operação do BRT em Salvador

Com a proximidade do início das operações do BRT em Salvador, prevista para o mês de setembro, a Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com outros órgãos municipais, operadores e instituições privadas envolvidas, promoveu o I Workshop de Preparação para o Início da Operação do BRT. O encontro, que foi fechado para o público externo, aconteceu entre a terça (7) e esta quinta-feira (9), e os participantes puderam discutir e ajustar o alinhamento das atividades de preparação e gestão de todo o processo para o início da operação.

Na última terça, uma equipe de técnicos da Semob, da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e da construtora responsável pelas obras visitou as estações na região do Itaigara e Avenida ACM, para acompanhamento das obras e identificação de possíveis ajustes que devem ser realizados antes do início da operação. As estações Hiper e Cidadela estão em fase final de acabamento. Já as estações Parque da Cidade, Itaigara e Pituba estão com as obras em fase de conclusão.

A abertura oficial do evento ocorreu na última quarta-feira (8), no auditório do Sebrae. Estiveram presentes o secretário da Semob, Fabrizzio Müller; do diretor geral do BRT, Roberto Moussalem; do diretor de Planejamento e Mobilidade da Semob, Pablo Souza; do diretor de Transportes, Matheus Moura; e do coordenador de Mobilidade Urbana da WRI Brasil, Guilhermo Petzhold.

Para o secretário Fabrizzio Müller, o BRT é uma das mais importantes obras de mobilidade já realizadas em Salvador. Já Petzhold destacou que a primeira experiência do usuário é essencial para a criação da imagem do equipamento. “É importante que seja uma experiência boa, para que ele não hesite em utilizar novamente”, pontuou.

Durante o dia foram realizadas dinâmicas para fazer o mapeamento e gestão de riscos, além de definir os prazos limites para cada ação. Já no encontro desta quinta-feira foi realizada uma dinâmica para desenvolver procedimentos operacionais em quatro situações de emergência: bloqueio de vias, excesso de demanda, incidente de trânsito e bloqueio das estações.

“Este foi um encontro bastante proveitoso. Pudemos ter importantes e renomadas instituições internacionais, com larga experiência em mobilidade urbana, que trouxeram experiências exitosas com outros BRTs operados no mundo, e que servirão como exemplo para nós ao iniciar a operação em Salvador”, destaca Müller.