Workshop discute temas para elaboração do Plano Cicloviário de Salvador

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) promoveu, na tarde da última quinta-feira (17), o Workshop do Plano Cicloviário de Salvador. O encontro reuniu representantes do órgão, da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), do Movimento Salvador Vai de Bike e do Instituto Bloomberg, além de entidades representativas do segmento.

O evento, que foi fechado para convidados e realizado de forma virtual, teve como objetivo discutir ações que farão parte do Plano Cicloviário da cidade. O documento está em fase de elaboração e busca unificar e trazer melhorias para a malha existente na capital baiana, que conta hoje com cerca de 310 km de extensão.

“O plano vai se tornar a estratégia de Salvador para avançar com a agenda cicloviária da cidade, implementando o conceito de rede de transporte e contemplando aspectos como integração entre modais”, destacou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. Durante o encontro, os participantes puderam apresentar sugestões sobre os mais variados temas, como infraestrutura, equipamentos e bikes compartilhadas, entre outros.

“Nos últimos anos, com a ampliação da malha cicloviária da cidade, vemos que as pessoas se sentem mais motivadas a utilizar a bicicleta. O objetivo desse plano é dar um olhar mais minucioso na ampliação do sistema, que em dez anos saiu de 30km, em 2012, para mais de 300km em 2022” destacou Müller.

O Plano Cicloviário tem previsão para ser concluído até o final de 2022 e contará ainda com audiências públicas para ouvir as necessidades da população, buscando atender, da melhor forma possível, aos interesses da sociedade. A estratégia deverá contemplar elementos como melhoria da infraestrutura urbana para circulação, implantação de bicicletários e bicicletas compartilhadas, além de ações de educação para os cidadãos.

Além disso, a abordagem será mais minuciosa do que a apresentada no Plano de Mobilidade Urbana de Salvador (PlanMob), que já previa a ampliação da infraestrutura cicloviária, com requalificações e a implantação de trechos, novos ou complementares, ligando toda malha já implementada pela Prefeitura nos últimos anos.