Logo Prefeitura de Salvador

Zona Azul Digital atinge a marca de 9,3 milhões de utilizações

O Zona Azul Digital (ZAD) de Salvador já conta com mais de 350 mil usuários, cadastrados nos aplicativos disponíveis para celulares iOS (iPhone) e Android, desde o lançamento, em outubro de 2018. Neste período, a tecnologia foi usada mais de 9,3 milhões de vezes, para que os condutores pudessem efetuar a compra de créditos de estacionamento, nas mais de 16 mil vagas regulamentadas na cidade.   

Para orientar a população sobre o uso dos aplicativos, agentes de trânsito da Coordenadoria de Estacionamentos Públicos da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promovem abordagens educativas, nos principais locais onde há vagas de Zona Azul da cidade. Na oportunidade, eles esclarecem como funcionam os apps e distribuem panfletos com todo o passo a passo para o cadastro nas plataformas digitais.    

“Nas ruas temos percebido uma grande aceitação dos condutores em relação aos aplicativos, muitos falando sobre a praticidade no uso. Nos casos dos cidadãos que ainda desconhecem, nós orientamos e informamos sobre como instalar, cadastrar e usar a tecnologia”, explica Cláudio Luz, coordenador de Estacionamentos Públicos da Transalvador.    

Depois de baixar o app escolhido, basta cadastrar login e senha, informar o CPF ou CNPJ e alguns dados pessoais. Além disso, o condutor deve cadastrar os dados do veículo, como a placa e o modelo.   

Ao estacionar em uma vaga de Zona Azul, os usuários dos aplicativos podem optar por fazer o pagamento via cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Os locais onde mais há mais registros de compras de tíquetes eletrônicos por meio virtual são as avenidas Tancredo Neves (Caminho das Árvores) e da França (Comércio) e a rua Manoel Vitorino (Dois de Julho).   

Atualmente, 11 empresas estão credenciadas pela Transalvador para atuarem na capital baiana. São elas a Estacionamento Digital, FAZ-Zona Azul Digital Salvador, ZAZUL – Zona Azul Digital Salvador, ZUL Salvador, Digipare, Estapar, Pare Azul, Fácil Estacionar, MoneyPag, Zona Azul Salvador e Rotativo Digital Salvador.   

Praticidade e segurança – O engenheiro Danilo Sobrinho, que usa constantemente o aplicativo quando vai estacionar numa vaga de Zona Azul, destaca a praticidade que surgiu com a tecnologia. “Além de ser muito seguro, com o Zona Azul Digital é possível, dentro de 15 minutos, poder cancelar a compra sem consumir os créditos, que podem ser usados em outra oportunidade. É um avanço extraordinário para o município”, afirma.   

O condutor tem total liberdade para adquirir os créditos, usando os apps ou por meio dos operadores de Zona Azul, credenciados pelo Sindicato do Guardadores (Sindguarda), que ficam nos locais de estacionamento.   

O Zona Azul Digital é mais uma opção para utilização do serviço de estacionamentos em locais públicos regulamentados. “Antes, os condutores só podiam comprar com os operadores. Usando o celular, eles podem adquirir créditos de forma segura e prática”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos. 

Skip to content