Alunos e professora da rede municipal de Salvador se preparam para intercâmbio em Portugal

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Uma experiência de vida única e que fará toda a diferença no currículo escolar. Onze alunos e uma professora da rede municipal de ensino de Salvador se preparam para embarcar em uma viagem de intercâmbio rumo à Portugal, através do projeto “Era Uma Vez… Brasil”. O grupo se soma a mais 27 alunos e professores baianos que foram selecionados na capital baiana e nas cidades de Mata de São João e Jacobina.

Ao todo, 126 brasileiros de 11 cidades, de quatro estados do Brasil, seguem para o país português, em novembro, onde passarão dez dias. Em Salvador, o projeto contou com 540 estudantes inscritos, mobilizando 54 professores e 41 escolas. Nas escolas soteropolitanas, onde alunos foram selecionados, o clima é de expectativa e a viagem tem sido um dos assuntos mais comentados nos corredores.

Professora de Geografia e História, Sara Braga de Melo Fadigas, 35 anos, da Escola Municipal São Domingos Sávio, em Ondina, acompanhará o grupo de estudantes soteropolitanos. Na opinião dela, a possibilidade de realizar um intercâmbio é extremamente enriquecedora.

“Para além do conhecimento, o projeto reforça essa ideia do laço Brasil-Portugal. É incrível essa oportunidade de desbravar um outro país levando um grupo de estudantes. Vamos aprender in loco, levando em consideração a visão deles de mundo e isso faz toda a diferença. Digo que é uma dinâmica de sala de aula expandida. Estou cheia de expectativa para viver isso com essa galerinha”, afirmou a educadora.

Para a aluna do 8º ano da São Domingos Sávio, Larissa Santana Moreira, 13 anos, a viagem foi um presente e garante que estará atenta a todo o aprendizado. “Estou bem empolgada, vai ser uma vivência inesquecível. Não paro de comentar com meus colegas, com a professora, só falamos desse assunto. O sentimento é de ansiedade boa”, disse a menina.

Entusiasmado, o estudante Filipe Brito dos Santos, 13 anos, 8° ano, da Escola Municipal Clériston Andrade, em São Marcos, explica que se animou a participar do concurso após saber da experiência de um colega que integrou a edição passada. “Ele nos motivou bastante a fazer os quadrinhos. E essa viagem vai ser uma vivência bem especial para novos conhecimentos e novos laços de amizade. Estou bem empolgado, feliz de verdade”.

Rita dos Santos Brito, mãe do garoto, faz questão de acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades escolares e confessa certa ansiedade. “Desde o começo foi algo que me surpreendeu. Eu não conhecia esse projeto e achei impressionante. E ele ter sido selecionado foi uma grande emoção. Um sentimento tão especial que a gente não sabe explicar. É uma oportunidade para ele colher o máximo de conhecimento e ter novas vivências”, comentou.

Além de Larissa e Filipe, os demais estudantes viverão a experiência. São eles: Cristal Ribeiro Barreto (Escola Municipal Visconde de Cairu), Dandara de Jesus Rangel (Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes), Isabele Cristine de Jesus (Escola Municipal Amélia Rodrigues), Ronald Nascimento Catarino (Escola Municipal 2 de Julho), Salmo de Jesus Santos (Escola Municipal Jorge Amado), Sthefany Cecilia Jesus Araújo e Ester Rodrigues (Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes), Samara Lopes de Oliveira (Escola Municipal 15 de Outubro) e Priscila Santana Araújo (Escola Municipal Cidade de Jequié).

O projeto – Os nomes dos selecionados foram revelados no início de agosto, durante evento realizado no Subúrbio 360, quando foi lançado o livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens, todos produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto. O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a História do país, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país.

Voltado para estudantes e professores de História do 8º ano da rede pública de ensino, o evento chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”. Desde março, a iniciativa desenvolve uma jornada de conhecimento com atividades de arte-educação que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. De lá pra cá, já foram realizadas duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”.

O “Era Uma Vez…Brasil” conta com a parceria do Grupo Rodonaves, patrocinador do projeto, e tem apoio da Secretaria Municipal da Educação (Smed).