Logo Prefeitura de Salvador

Alunos vencedores para intercâmbio em Portugal serão conhecidos no sábado (19)

No próximo sábado (19), às 10h, os estudantes selecionados pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil” para um intercâmbio em Portugal serão anunciados no Espaço Boca de Brasa (Subúrbio 360), localizado no bairro de Coutos. No mesmo dia, o projeto também fará o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs), intitulado “O Outro lado da História”, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes durante as atividades.

O projeto “Era Uma Vez… Brasil” vem trabalhando com estudantes da rede pública de ensino de Salvador e mais cinco cidades brasileiras: Mata de São João (BA), Jacobina (BA), Lençóis Paulista, Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE). A intenção é mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz às questões e processos quase sempre invisibilizados no país.

Nesta quinta edição, o “Era uma Vez… Brasil” contou com mais de 1,5 mil inscritos na primeira etapa. O tema da vez trata da colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro.

Na região, o projeto conta com a parceria das prefeituras de Salvador e Mata de São João e o patrocínio fundamental da RTE Rodonaves. “A oportunidade de participar desse projeto se traduz no aprofundamento de conteúdos sobre a nossa história, no estímulo do potencial criativo, na pesquisa e participação em redes, e no desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade”, explica o secretário Municipal da Educação (Smed) de Salvador, Marcelo Oliveira.

Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.

Intercâmbio – Os selecionados passarão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no início de maio de 2022.

Além das visitas a pontos históricos, o grupo de 86 adolescentes e sete professores – todos vindos da rede pública de ensino -, visitará escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros vão ainda apresentar os curta-metragens e o HQ produzidos durante a edição do projeto.

Skip to content