Logo Prefeitura de Salvador

Atleta dá dicas para bom desempenho na Ultramaratona da Independência

Contagem regressiva para a Ultramaratona da Independência, evento promovido pela Prefeitura de Salvador em celebração ao 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia. A competição terá 12 horas de duração, com início às 18h do dia 2 (sábado) e seguindo até as 6h do dia 3 (domingo), no Parque dos Ventos, na Boca do Rio. E para conseguir fôlego e ter um bom desempenho na competição, é preciso ficar atento às dicas dos especialistas na modalidade.

Atuando como treinador há 20 anos e tendo disputado duas maratonas, Júnior Soares destaca que os cuidados básicos que um competidor comum deve ter para o evento é garantir uma boa hidratação, ter tido uma boa noite de sono, alimentação correta de costume ao próprio organismo, usar tênis e vestuário bem adaptado ao corpo.

“Saliento também que há todo um preparo para quem deseja disputar uma maratona. O ideal é ter muita disciplina nos treinos, praticar o reforço muscular duas vezes por semana, e fazer treinos específicos da corrida quatro vezes por semana”, declarou.

Soares ainda destacou que o evento é essencial para o fomento ao esporte baiano. “Além de ser um incentivo para os ultramaratonistas locais, coloca Salvador no Circuito Nacional das Ultramaratonas”, pontuou.

Funcionamento – A Ultramaratona da Independência será uma corrida de única etapa, com total liberdade de ritmo e duração total de 12 horas. Serão declarados vencedores os atletas que percorrerem a maior quilometragem no prazo definido pela prova. Os corredores poderão se inscrever nas modalidades Individual, Dupla, Quarteto e Sexteto, através do site www.centraldacorrida.com.br/ultra-maratona-da-independencia.

No Parque dos Ventos, pontos de cronometragem serão espalhados durante o trajeto, para registro dos índices dos atletas. Os três primeiros colocados receberão troféus e todos os participantes que completarem o percurso ganharão medalhas.

O evento é fruto de parceria entre a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a Federação Baiana de Atletismo (FBA) e passa a fazer parte do calendário oficial de eventos da capital baiana. A Ultramaratona da Independência também dá o pontapé para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, que acontecerá em 2023.

Skip to content