
Fotos: Vitor Santos/ Ascom Sempre
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), realizou na última quinta-feira (4) o encontro com os atletas contemplados com a Ajuda de Custo para as competições de julho de 2025. Durante o evento, realizado na sede da Sempre, os beneficiários assinaram o Termo de Compromisso para recebimento do incentivo.
A Ajuda de Custo é um dos principais instrumentos de incentivo ao esporte em Salvador, cobrindo despesas com passagens, hospedagem e alimentação para competições em níveis municipal, estadual, nacional e internacional. O benefício assegura que o talento e a dedicação dos atletas não sejam limitados por barreiras financeiras.
Em 2025, já são 126 auxílios concedidos, com um investimento acumulado de R$350 mil até julho. Desde o início do programa, em 2023, Salvador já soma mais de 544 auxílios concedidos, com um investimento superior a R$1,6 milhão, consolidando a cidade como referência no incentivo ao esporte de base e de alto rendimento.
Em julho, 22 atletas serão beneficiados, com um investimento total de R$67 mil. São 19 auxílios para competições nacionais e 3 para competições internacionais, garantindo participação em torneios de alto nível em diferentes partes do Brasil e fora do país. Os destinos incluem Balneário Camboriú (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG), Maricá (RJ) e Copenhague, na Dinamarca, com competições programadas ao longo do mês.
As modalidades contempladas neste ciclo incluem Basquete (10 atletas), Tiro com Arco (8), BMX Racing (3) e Karatê (1). Além disso, a maior parte dos beneficiados são crianças e adolescentes, destacando o foco na base e no incentivo à formação de novos talentos.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destacou a importância estratégica do programa. “É motivo de orgulho ver mais 22 atletas de Salvador sendo contemplados neste mês com a Ajuda de Custo, garantindo que possam competir em alto nível, no Brasil e até fora do país. Estamos falando de um investimento de R$67 mil só em julho, que se soma a mais de R$1,6 milhão aplicados desde o início do programa, beneficiando centenas de atletas em diferentes modalidades. Nosso objetivo é claro: valorizar os talentos soteropolitanos, apoiar o esporte de base e alto rendimento e fazer de Salvador uma referência em políticas públicas de inclusão e incentivo ao esporte”, declarou.
Incentivo ao esporte – Os relatos dos familiares e atletas durante o encontro evidenciaram o impacto real do programa na vida dos beneficiados. Ilka Maria Barreto Reis, mãe de Miguel Barreto Nunes, atleta de bicicross BMX que vai competir no Campeonato Mundial de BMX 2025 na Dinamarca, reforçou a importância desse apoio.
“A Ajuda de Custo faz toda a diferença para os atletas, porque ajuda a cobrir alimentação, hospedagem, inscrição, traslados e outros custos. A Prefeitura de Salvador proporciona esse conforto financeiro para viagens estaduais, nacionais e internacionais. Somos muito gratos por esse apoio, que oferece aos nossos filhos a oportunidade de crescer no esporte”, afirmou.
Gregory Isaque Oliveira Santos, de 14 anos, atleta de arco e flecha na modalidade barebow, também compartilhou sua experiência. “Essa ajuda significa a continuidade dos meus sonhos. Minha família não teria condições de me mandar para Maricá, no Rio de Janeiro, para competir no campeonato de base. Esse apoio chegou na hora certa, porque cobre despesas de viagem, hospedagem e equipamentos. Sem isso, eu não conseguiria participar e tentar uma vaga na seleção. Sou muito grato por essa oportunidade”, disse.
Requerimento – O requerimento para o benefício deve ser realizado pelo site Salvador Digital, acessível pelo link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda, com antecedência mínima de 60 dias antes do evento esportivo. Entre os documentos necessários, estão comprovação de residência em Salvador e declarações que detalham eventuais apoios recebidos de outras fontes.
Mais informações e acesso ao decreto completo podem ser conferidos no seguinte link: https://sempre.salvador.ba.gov.br/ajuda-de-custo/

Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Reportagem: Gilvan Santos/Secom PMS
A Avenida Professor Magalhães Neto, na Pituba, vai receber a primeira edição do projeto Viver a Cidade, neste domingo (15), das 8h às 12h. A proposta é que uma vez por mês, sempre aos domingos, seja disponibilizado os equipamentos da Associação Meu Sorriso para atender no local Pessoas com Deficiência (PCD). No total, serão 12 domingos.
Serão disponibilizados instrumentos como handbike, bicicletas tandem, cadeiras de corrida, triciclos assistidos, triciclo com pedal, frame running e triciclo bike speed. No local, haverá voluntários para realizarem corrida com deficientes visuais e bicicletas para pessoas amputadas, com nanismo ou com deficiências intelectuais moderadas.
A expectativa da organização é de que cerca de 60 pessoas compareçam, entre PCDs e familiares. A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daiane Pina, explicou que o objetivo é atender a maior variedade de público, como pessoas com mobilidade reduzida, deficiências múltiplas, microcefalia, paralisia cerebral, amputadas e cegas.
“O que queremos é esse sentimento de pertencimento. É assim que a Prefeitura vem trabalhando as políticas públicas em todas as áreas, como saúde, mobilidade, esporte, lazer e cultura, para que todas as pessoas possam aproveitar a nossa cidade”, disse.
O presidente da Associação Meu Sorriso, Fred Matos, contou que a Magalhães Neto foi escolhida porque fica em uma região ampla, plana, segura e é um espaço aberto, além do fato de que a via já é fechada aos domingos para a prática de atividade física. Ele destacou que o esporte tem efeito direto sobre a qualidade de vida física e mental dos PCDs e da família deles.
“O principal objetivo é a socialização. Fazer com que as famílias saiam de suas bolhas através de práticas esportivas a céu aberto, combatendo o isolamento e aliviando o estresse, como outras famílias, sem PCDs, já fazem. Vamos disponibilizar os equipamentos com orientação técnica e esclarecer dúvidas sobre o uso, tudo de forma gratuita”, afirmou.
O presidente frisou que a grande maioria da comunidade PCD não possui recursos para adquirir os equipamentos e que os aparelhos são de tamanho não compatível com veículos de passeio, o que torna a logística de guarda e de transporte complexas.

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
Mais de 4,5 mil pessoas se reuniram nas primeiras horas da manhã deste domingo (27) na meia maratona 21k Salvador, corrida de rua que conta com o apoio da Prefeitura. A prova teve início na Praça do Campo Grande com a faixa de chegada estendida na orla do bairro de Pituaçu. Diversas pessoas, do interior, da capital baiana, de outros estados e até fora do país competiram em baterias de 5 km, 10 km e 21 km.
O prefeito Bruno Reis participou da corrida e fez a prova de 10 km em menos de uma hora. Ele destacou o fortalecimento do calendário esportivo de Salvador nos últimos anos. “A gente teve a capacidade nos últimos anos de criar eventos na cidade, sejam festivos, culturais e esportivos, como esse. A Salvador 21K, um evento que nós organizamos de corrida, tem milhares de visitantes e turistas. Eventos como esse estimulam a prática de atividade física e também a nossa economia”, declarou.
De acordo com Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o evento, que está em sua primeira edição, associado a outras ações da Prefeitura, consolida Salvador como referência no cenário esportivo nacional.
“Salvador se consolidou como um verdadeiro celeiro esportivo e, nos últimos anos, temos trabalhado para colocar a cidade no topo do turismo esportivo no Brasil. Atualmente, somos a cidade que mais cresce neste segmento no país. Já realizamos a Maratona de Salvador, que está entre as 200 principais maratonas do mundo. É uma prova certificada pela Associação Baiana de Atletismo e pela Confederação Brasileira de Atletismo, reconhecida por atletas brasileiros e estrangeiros. Em um segundo momento, criamos também a Meia Maratona de Salvador: no primeiro semestre, identificamos a necessidade de oferecer uma prova de 21 km”, diz.
Vencedor da meia maratona, o pernambucano Lucas Paulo Barbosa ressaltou a superação para conquistar a competição. “Essa é uma prova que eu gosto muito, mas também é uma prova de muito sofrimento. Fiz três cirurgias no joelho, porque inflamou, mas graças ao meu treinador, que não me abandonou, consegui seguir em frente. Ele sempre esteve ao meu lado, me apoiou e cuidou de mim”, disse.
Ele também exaltou o cenário da orla de Salvador durante a competição. “A gente se preparou bastante para essa prova, apesar de estarmos cansados, porque viemos de uma meia maratona na semana passada. Correr aqui em Salvador, com essa vista para o mar, dá para relaxar. Quando a gente vê o mar ali, é uma energia renovada”, continuou.
Karen Santana, vencedora da Salvador 21k na categoria feminina, elogiou a organização do evento e celebrou a primeira posição. “Minha preparação foi ótima, porque venho treinando desde o início do ano. Eu queria muito ganhar, até porque tinham pessoas de alto nível na prova. Então, pra gente chegar ao lugar mais alto do pódio, precisa se dedicar bastante. Fiz os 10 km em 39 minutos. Era exatamente o tempo que eu estava buscando”, afirmou.
Superação – Livia Araújo, de Valença, veio para competir na corrida e foi uma das primeiras mulheres dos 5 km a cruzar a linha de chegada. “Uma corrida bem organizada, um espaço maravilhoso. Bati meu recorde nos 5 km, muito bom, estou muito feliz com isso. Estou evoluindo e participando desses eventos maravilhosos. Parabéns à Prefeitura pela organização, que foi muito boa”, declarou.
Rodrigo Gusmão, de 28 anos, diz que fez uma longa preparação para enfrentar 5 km. Ele foi um dos dez primeiros competidores a cruzar a linha de chegada. “Essa distância curta de 5 km é a que eu mais gosto. Foco no treino todos os dias: na alimentação, no descanso; é todo um conjunto que faz parte para a gente ter um bom rendimento na prova”, conta. O competidor diz que tinha duas metas para a competição deste domingo. A primeira era tentar chegar entre os primeiros, o que conseguiu. “Foi uma prova muito grande, muito difícil. Mas a segunda meta era bater meu tempo, bater meu recorde pessoal, e eu consegui: fiz 18 minutos e 26 segundos”, complementou.
Organização – A 21K possui o “Permit Ouro”, certificação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que atesta a qualidade e a organização de eventos de corrida. Conta com a parceria da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e da Federação Baiana de Atletismo (FBA). É uma prova com patrocínio da maior marca de calçados esportivos brasileira, a Olympikus; além da varejista farmacêutica Drogasil e da rede de combustíveis Petrobahia.
Participaram atletas de diversos países como Estados Unidos, Argentina, Áustria, Guiana Francesa, China, Itália, Paraguai e Portugal.

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
A Prefeitura de Salvador inaugurou neste domingo (27) a nova pista de bicicross, que foi completamente requalificada, com investimento de R$3,5 milhões, na orla de Pituaçu. O novo equipamento esportivo posiciona a cidade como o principal hub no Nordeste da categoria, que é uma modalidade olímpica e tem baianos entre os destaques no país e no mundo, como Paola Reis e Jaldo Caribé, que recentemente foram campeões pan-americanos.
A entrega da nova pista, que está localizada no trecho de orla que foi recentemente requalificado pela Prefeitura, contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, além de atletas, representantes da Confederação Brasileira de Ciclismo e outras autoridades municipais.
A inauguração do equipamento ocorreu já com a realização de uma grande competição, a Copa Nordeste de BMX 2025, que reúne cerca de 200 atletas de toda a região. A pista tem estrutura para receber diversos eventos nacionais e internacionais, além de ser um local de treinamento para esportistas da categoria.
“Aqui a Prefeitura investiu algo em torno de R$3,5 milhões para fazer uma excelente pista que agora está aí para toda a galera da bicicross utilizar e esperamos, com isso, revelar mais craques, mais campeões para representar a Bahia no Brasil e no mundo. Eu não tenho dúvidas que, se a gente já era uma referência, se já temos campeões mundiais e campeões brasileiros, vamos ter mais ainda a partir dessa grande pista que hoje está sendo entregue aqui, já com uma grande competição”, afirmou Bruno Reis.
Antes da entrega da pista, o prefeito participou de outro grande evento realizado na capital baiana, a primeira edição da meia maratona Salvador 21k, que passa a fazer parte do calendário esportivo da cidade. Para ele, com esta série de ações promovidas pela Prefeitura, Salvador impulsiona o turismo e incentiva a prática esportiva.
“Veja você, num final de semana como hoje, dois grandes eventos aqui nesse trecho da orla. A Salvador 21k, um evento que nós organizamos que tem milhares de visitantes e turistas, e aqui uma Copa Nordeste, também com muita gente de fora, lotando nossos hoteis, que vão aqui comprar nossos produtos típicos, vão estimular a nossa economia”, salientou o prefeito.
O secretário Junior Magalhães pontuou que a pista foi implantada numa área de cerca de 6.500 metros quadrados e tem 345 metros de extensão. “O entorno ainda conta com urbanização em grama e iluminação pública específica e adequada para a prática noturna do esporte, de forma que competições possam ser realizadas na cidade, porque investir cada vez mais no esporte é a marca dessa gestão”, frisou.
A requalificação da pista de bicicross foi conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).
Referência – O atleta baiano Jaldo Caribé participou na inauguração e exaltou a estrutura da nova pista de bicicross. Ele é tricampeão pan-americano, tricampeão brasileiro e foi campeão mundial da categoria em 2022. Jaldo destacou que a pista tem uma grande importância no cenário soteropolitano e estadual, revelando talentos desde as décadas de 1980 e 1990.
“E tem uma grande importância para o Projeto Pedal, que é uma iniciativa que chama as crianças, que traz essa gurizada, para trazer novas gerações para o esporte baiano, para o esporte nordestino e brasileiro. Enfim, se com as condições de treino e de pista que a gente tinha antes, que eram tão favoráveis, a gente conseguia trazer resultados, agora com um equipamento como esse com certeza vamos ter grandes feitos”, disse.
Coordenador Projeto Pedal BMX e treinador da categoria, Leandro Gonçalves afirmou que a nova pista muda o cenário do bicicross do Nordeste do Brasil. “Nós temos atletas campeões mundiais, eu fui aos Jogos Olímpicos, nós temos projetos sociais, temos muitos atletas do Nordeste do Brasil, muitos talentos. E não tínhamos uma pista apta a preparação desses atletas amadores, iniciantes e atletas profissionais que despontam o Brasil e o mundo”, declarou.
“Hoje aqui é a celebração de um sonho de criança, de um sonho de muitas famílias, que utilizam a bicicleta como meio de transporte, como lazer, como atividade física. Eu gostaria também de agradecer pela iluminação da pista, está fantástica, permitindo que as pessoas que trabalham, que estudam, possam praticar o esporte noturno, a atividade noturna”, acrescentou.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Orlando Smith, afirmou que a pista será palco de grandes eventos nacionais e internacionais da categoria. Em nome da entidade, ele agradeceu à prefeitura pela entrega do equipamento esportivo. “Tão importante quanto a devolução desse equipamento é a manutenção e o apoio aos esportes esportivos que a gente vai trazer para essa pista aqui. Não serão poucos, serão muitos, e eventos de qualidade, de nível internacional. Aqui nessa pista não vão sair só campeões do esporte, vão sair campeões da vida”, concluiu.

Foto: Betto Jr./ Secom
As linhas de ônibus que atendem a região da orla da capital baiana, no trecho entre o Farol da Barra e Patamares, terão seu itinerário modificado na manhã deste domingo (27), para a realização da Meia Maratona Internacional de Salvador (21k). A partir das 5h, haverá interdição progressiva à passagem dos atletas entre o Largo do Campo Grande, Avenida Sete de Setembro (Corredor da Vitória e Ladeira da Barra) e o Largo do Farol da Barra.
O tráfego será totalmente interditado, das 5h às 10h, no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Curva da Paciência, e, a partir das 5h, com liberação progressiva à passagem dos atletas, entre a rua Marquês de Monte Santo, no Rio Vermelho, até a avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, no trecho compreendido entre o retorno do Colégio IMEJA e o retorno da Terceira Ponte.
Com isso, as linhas de ônibus provenientes do Rio Vermelho com direção à Barra, terão como opção de tráfego a Rua Eurycles de Matos, Avenida Anita Garibaldi, Avenida Milton Santos, Rua N, Rua Professor Sabino Silva, retornando daí para seu itinerário normal. As linhas provenientes da Ladeira da Barra e Princesa Isabel com destino ao Rio Vermelho seguirão pela Avenida Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Burnier, Largo do Chame-Chame, Avenida Centenário, de onde seguem seu itinerário normal.
As linhas provenientes da Cardeal da Silva com destino ao Rio Vermelho: deverão acessar a Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência (sentido Ondina), Rua Eurycles de Mattos, Avenida Garibaldi, Rua Conselheiro Pedro Luiz, de onde retomam seu itinerário normal.
As linhas de ônibus provenientes da Pituba com destino a Itapuã, terão como opção de tráfego utilizar a Avenida Octávio Mangabeira, Rua Artur de Azevedo Machado, Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, Profº Manoel Ribeiro, Av. Simon Bolivar, Av. Octávio Mangabeira – (retorno antes do Centro de Convenções Salvador), Av. Simon Bolivar, Av. Prof°. Manoel Ribeiro, Av. Tancredo Neves, Av. Luís Viana (Paralela), Av. Prof. Pinto de Aguiar, retomando daí seu itinerário normal.
Não haverá alterações para as linhas de ônibus que operam no sentido Itapuã – Barra. Equipes da Semob e prepostos das concessionárias estarão pelo trecho para orientar os usuários durante a operação. As linhas retomarão seu itinerário normal tão logo a via seja liberada.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Texto: Ascom/Transalvador
Para a realização da Meia Maratona Salvador (21k), que acontece no domingo (27), o trânsito será alterado em diversas vias, desde o Largo do Campo Grande até Patamares, onde a corrida passará. A partir das 5h haverá a interdição progressiva do tráfego, ou seja, a liberação do trânsito ocorre conforme os atletas forem passando no Largo do Campo Grande e Avenida Sete de Setembro (trecho compreendido entre o Largo do Campo Grande e o Largo do Farol da Barra).
Na Avenida Oceânica, a interdição progressiva acontece no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Curva da Paciência, conforme as informações a seguir:
a) Lado direito, sentido Barra, no trecho compreendido entre a Rua Carlos Chiacchio e a Rua Arthur Neiva / compartilhada com grades pelo promotor do evento;
b) Na faixa à direita, sentido Barra, no trecho compreendido entre o Largo do Lamarão e a Rua José Sátiro de Oliveira / compartilhada com grades pelo promotor do evento);
c) Lado direito, sentido Itapuã, no trecho compreendido entre a Rua Morro do Escravo Miguel e Avenida Mílton Santos / compartilhada com grades pelo promotor do evento);
d) Avenida Oceânica, (sentido Barra, no trecho compreendido entre a Rua Eurycles de Matos e a Travessa Bartholomeu de Gusmão / compartilhada com grades pelo promotor do evento).
Os veículos em geral, que trafegam pelos trechos interditados especificados acima terão como opções de tráfego:
a) Sentido Rio Vermelho / Barra: Rua Eurycles de Matos, Avenida Anita Garibaldi, Avenida Milton Santos, Rua N e Rua Professor Sabino Silva;
b) Sentido Ladeira da Barra / Ondina: Avenida Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Burnier, Largo do Chame – Chame e Avenida Centenário;
c) Provenientes da Avenida Cardeal da Silva com destino ao Rio Vermelho: Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência (sentido Ondina), Rua Eurycles de Mattos e Avenida Anita Garibaldi.
Primeira interdição – Das 5h às 8h, a interdição progressiva acontece no seguinte trecho: Rua da Paciência (faixa dupla à direita, sentido Itapuã, no trecho compreendido entre a Rua Eurycles de Matos e o Largo de Santana / compartilhada com grades pelo promotor do evento), Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Praça Colombo (até o Largo da Mariquita), Rua Marquês de Monte Santo, Praça dos Jangadeiros, Avenida Amaralina, Largo de Amaralina e Avenida Octávio Mangabeira (até o Jardim de Alah). Neste mesmo período, haverá o desvio do tráfego no Largo da Mariquita, sentido Itapuã, para à Rua do Meio, no Rio Vermelho.
Segunda interdição – Das 5h às 9h, a interdição progressiva acontece na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, no trecho compreendido entre o Jardim de Alah e o retorno da Terceira Ponte.
Os veículos provenientes da Pituba, sentido Itapuã, das 5h às 9h, terão como opções de tráfego, as seguintes vias: Retorno em frente ao McDonald’s, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Arthur de Azevedo Machado, Rua Edístio Pondé, Avenida Tancredo Neves, Avenida Professor Manoel Ribeiro, Avenida Simon Bolivar e Avenida Octávio Mangabeira.
Barreiras fixas – Barreiras fixas serão instaladas a partir da meia-noite do domingo (27) nos seguintes trechos: Avenida Oceânica / Rua Dias D’Ávila; Avenida Oceânica / Rua Dom Marcos Teixeira; Avenida Oceânica / Rua Alfredo Magalhães; Avenida Oceânica / Rua Professor Lemos Brito; Avenida Oceânica / Rua Francisco Otaviano; Avenida Oceânica / Rua Fernando Luz; Avenida Oceânica / Rua Leoni Ramos; Avenida Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira (saída); Avenida Oceânica / Acesso ao Largo do Camarão; Avenida Oceânica / Acesso I, para Via Marginal; Avenida Oceânica / Acesso II, para Via Marginal; e Avenida Oceânica / Rua Vila Matos.
Barreiras móveis – Já a partir das 4h, barreiras móveis serão posicionadas nos seguintes pontos: Avenida Sete de Setembro / Rua Banco do Ingleses (frende do Hotel Wish); Avenida Sete de Setembro (saída do Hotel Sol Marina Vitória); Avenida Sete de Setembro (Largo da Vitória); Avenida Sete de Setembro / Rua Presidente Kennedy (Ladeira da Barra); Avenida Oceânica / Rua Airosa Galvão; Avenida Oceânica / Rua Professor Sabino Silva (saída); Avenida Oceânica / Avenida Milton Santos; Avenida Oceânica / Curva da Paciência; Rua da Paciência / Travessa Prudente de Moraes; Largo da Mariquita / Rua Odilon Santos / Rua do Meio; Rua Odilon Santos / Rua Fonte do Boi; Avenida Amaralina / Rua do Balneário; Avenida Octávio Mangabeira / Rua Rio Grande do Sul; Avenida Octávio Mangabeira / Rua Bahia; Avenida Octávio Mangabeira / Retorno antigo Rei do Pirão; Avenida Octávio Mangabeira / Retorno McDonald Costa Azul; Avenida Octávio Mangabeira / Retornos próximos ao Imeja; Avenida Octávio Mangabeira / Retornos próximos ao Posto de Combustíveis Preço Bom; Avenida Octávio Mangabeira / Retorno Academia Hammer Fitness Club; Avenida Octávio Mangabeira / Retorno Terceira Ponte; e Avenida Pinto de Aguiar / Rua Ibirapitanga.