Logo Prefeitura de Salvador

Atleta de 70 anos da Arena Aquática é medalhista em campeonato

Uma atleta especial tem chamado a atenção de outros atletas e de visitantes da Arena Aquática de Salvador, no bairro da Pituba. Trata-se de Anita Matos Santana, conhecida como Dona Anita. A nadadora tem 70 anos e, no último dia 6, foi medalhista de ouro na 4ª etapa do Circuito Baiano de Águas Abertas, na Península de Maraú.

A nadadora participou do campeonato pela categoria Sênior J, onde a competição é concorrida por atletas com mais de 70 anos. Na ocasião, ela fez a prova de 3 km em um tempo de 1 hora e 15 minutos, sendo o melhor tempo da prova na categoria concorrida, o que a levou ao pódio tão desejado e concorrido.

“Só pelo fato de ter participado da competição, eu já estava me sentindo uma vencedora, mas eu sabia que poderia ir além. Meu objetivo era ter um bom desempenho e ficar entre os três melhores. Com muito esforço, alcancei esse objetivo e fiquei em primeiro lugar. Não foi fácil, mas eu consegui”, disse Anita.

Nascida em Pojuca, na região metropolitana de Salvador, a aposentada se mudou para Salvador aos 10 anos, em busca de melhores condições de estudos. O interesse pela natação veio anos mais tarde. Aos 45 anos, a aposentada despertou o interesse pelo esporte após matricular e acompanhar seus filhos nas aulas de natação.

No ano de 2019, Anita Matos viu a oportunidade de participar do processo seletivo e fazer parte do quadro de atletas da Arena Aquática de Salvador. “Foi uma sensação de muita felicidade. Eu fiz a inscrição e aguardei todas as fases do processo de seleção. Na fase seletiva final, fiz uma prova de 100 metros no tempo estipulado por eles, de cerca de dois minutos, e passei”.

A atleta tem grandes referências de nadadores baianos como Allan do Carmo e Ana Marcela. Anita já participou de grandes campeonatos nacionais e internacionais, como na Colômbia e nos Estados Unidos. A atleta, que participa de outras competições esportivas como a corrida, já tem um novo objetivo: participar do campeonato aquático de Dubai em 2022.

Mais medalha – Outro atleta da Arena Aquática também se destacou na competição. O engenheiro Eduardo São Pedro Alves, 47 anos, que teve sempre interesse por atividades físicas, participou do circuito baiano e ficou em terceiro lugar na categoria Sênior E, de prova rápida de 1 km. “A maré estava bastante forte. Não foi uma prova fácil, mas conseguimos ficar entre os três primeiros colocados, e isso já se torna bastante gratificante”.

Preparação – Há cerca de dois anos trabalhando na Arena, o treinador da equipe de base, Tiago Alves, destacou o desempenho dos dois nadadores medalhistas. “Não é uma novidade para a equipe. Dona Anita e Eduardo são dois atletas que se dedicam bastante e estão sempre participando dos treinamentos”.

A cada treino, os atletas realizam trabalhos de mobilidade de força e treinamentos técnicos na piscina, para melhoria das próprias habilidades. Os exercícios são realizados na piscina da Arena e também no mar.

Skip to content