Bruno Reis discute com ministro das Cidades iniciativas para resolver problemas do transporte público

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, se reuniu nesta quarta-feira (8) com o ministro das Cidades, Jader Filho, para discutir iniciativas e ações para resolver os problemas enfrentados pelo transporte público no Brasil. No encontro, Bruno e outros integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apresentaram ao ministro pontos que podem levar a uma solução definitiva para as dificuldades dos sistemas nas grandes cidades do país.

Entre as ideias apresentadas pelo grupo ao ministro, de acordo com Bruno Reis, estão um subsídio para o transporte, incentivos fiscais para reduzir o custo de operação, linhas de crédito para aquisição de novos ônibus e investimentos em veículos elétricos. O prefeito de Salvador informou que se colocou à disposição do ministério para aprofundar os debates em torno do tema e ajudar na busca por soluções.

“Apresentamos ao ministro os problemas que as grandes cidades estão enfrentando para oferta desse serviço público, que é essencial. O ministro pediu que a gente pudesse contribuir com a equipe dele, então me coloquei à disposição, e a minha equipe também, para que a gente possa retornar a Brasília outras vezes e contribuir para avançar em busca de uma solução definitiva”, afirmou.

Bruno Reis citou ainda outras iniciativas apresentadas pelo grupo de gestores municipais ao ministro Jader Filho, como a criação de um Refis (Programa de Recuperação Fiscal) e o investimento em tecnologia para reduzir o custo dos sistemas.

“Levamos uma série de ideias que foram contribuições que nós, prefeitos, temos. O ministério quer agora, com uma maior especificidade, com a equipe da pasta, tentar formatar algo que possa dar uma solução definitiva para transporte público no Brasil”, salientou o prefeito.

Agenda em Brasília – Pela manhã, Bruno Reis e integrantes da FNP se encontraram com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar de assuntos relacionados aos municípios, entre eles o transporte público e a criação do conselho federativo. Na reunião, Bruno pediu que Alckmin seja um embaixador em Brasília da questão do transporte, que enfrenta problemas em todo o país.