Logo Prefeitura de Salvador

Caravana da Mata Atlântica distribui mudas de espécies nativas em Mussurunga

O bairro de Mussurunga foi visitado, na manhã desta sexta-feira (26), pela Caravana da Mata Atlântica, ação promovida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). O projeto distribuiu 100 mudas de espécies nativas, na Praça Mussurunga, no Setor C. 

Morador da localidade há mais de 40 anos, o motorista Antônio Romão aproveitou a presença da equipe da Secis para levar uma muda de pitanga para casa. Ele, que já tem o costume de plantar, viu na caravana uma oportunidade de aumentar sua diversidade de espécies. “Vim à feira comprar um limão e quando vi o balcão doando, resolvi pegar umas mudas. É bom demais, é muito importante para deixar a cidade mais verde”. 

Outra moradora do bairro, a higienizadora Tais Cunha, de 44 anos, também garantiu uma muda para a própria residência. “Passei por aqui, vi e achei interessante. É uma boa iniciativa porque faz com que as outras pessoas cuidem do meio ambiente. Já possuo mudas em casa, gosto de plantar. Agora com a pitanga e a ixora, vou deixar meu jardim mais bonito”. 

De acordo com o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural da Secis, João Resch, o objetivo da caravana é levar para o cidadão a consciência de se ter uma cidade mais arborizada, melhorando a qualidade de vida urbana e fomentando a educação ambiental. “Na entrega da muda, o cidadão é orientado como plantar, é bem didático. É importante sensibilizar e mostrar que o município está preocupado com a preservação e ampliação das áreas de mata atlântica, e que o cidadão se engaje para preservar também”. 

Segundo Resch, a caravana deve acontecer todas as sextas-feiras também no mês de setembro, em locais a serem definidos. O objetivo é continuar levando educação ambiental para as comunidades. Na ação, são distribuídas mudas diversas, a exemplo de ipês rosa e amarelo, pitanga, ixora, coderlini baby, amora, palmeira e clusia. 

Educação ambiental – A Caravana da Mata Atlântica é uma ferramenta criada para realizar ações de educação ambiental em Salvador por meio de plantios interativos e distribuição de mudas por toda a cidade. O programa foi iniciado em 2017 e, em 2022, a kombi do projeto já passou por localidades como o Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras; Praça da Revolução, em Periperi; Praça do Bonfim, na Cidade Baixa;  Parque da Cidade, no Itaigara; e a Praça Aquarius, na Pituba.

Criado: 26 Agosto 2022

Skip to content