Logo Prefeitura de Salvador

CEU Valéria completa quatro anos e 30 mil atendimentos realizados em 2022 

Inaugurado em 2018, o Centro de Artes e Esporte Unificado de Valéria (CEU) completa quatro anos de funcionamento nesta terça-feira (20). Localizado em Nova Brasília de Valéria, o equipamento tem o propósito de integrar, em um mesmo espaço, atividades esportivas, ações culturais, atendimentos sociais, capacitações e encaminhamentos para o mercado de trabalho. Desde então, o equipamento tem transformado a vida de muitas pessoas, em uma das áreas mais carentes de Salvador. 

As ações desenvolvidas no local já alcançaram mais de 62 mil pessoas. A unidade é gerida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e possui serviços e ações desenvolvidas pelas secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e Desenvolvimento Econômico (Semdec), além de representantes de outras pastas municipais. 

Em 2022, mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas com a estrutura e serviços do CEU Valéria. No local, os usuários podem acessar atividades como futsal, vôlei, basquete, boxe, aero boxe, jiu-jitsu, handebol e capoeira, além de oficinas de dança, zumba, ballet, ginástica rítmica e percussão. 

O posto avançado do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), que funciona no local, realizou mais de 590 encaminhamentos para o mercado de trabalho no decorrer deste ano. O Centro de Assistência da Referência Social (Cras) atendeu cerca de 6 mil pessoas com orientações, inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), encaminhamento para programas de habitação e Primeiro Passo, entre outros. 

A biblioteca Nair Goulart, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), recebeu cerca de 1,2 mil leitores. Já o espaço cultural Boca de Brasa CEU de Valéria, realizou 58 ações culturais, atendendo um público anual de 4 mil pessoas e 95 agentes culturais em atividades formativas. 

Mudança de vida – De acordo com Délio Souza, coordenador do CEU Valéria, a meta para o próximo ano é dobrar a quantidade de atendimentos, promovendo mais eventos esportivos e ações integradas no local. “O CEU é um verdadeiro equipamento de transformação social. Acreditamos que quanto mais pessoas forem atendidas aqui, maior será a influência positiva na sociedade, sobretudo na educação dos jovens e crianças. Aqui conseguimos mudar a vida das pessoas”, pontuou o gestor. 

A estudante e aluna de taekwondo Julia Roberta Gomes, de 21 anos, comentou sobre a relação dela com o espaço. “Treinar aqui é muito bom, pois há muitos jovens e um incentiva o outro nos treinos. Há uma integração muito grande na turma. Hoje sou faixa branca, mas quero chegar à preta, como outros colegas.” 

O colega Samir Lopes,16 anos, destacou a importância da arte marcial, praticada no CEU Valéria, no próprio cotidiano. “Estou fazendo um esporte em um momento que fico desocupado, o que é bom para não fazer coisas erradas”. 

Ex-participante de projeto social, a professora de ballet Ana Carolina Santos destacou que, quanto mais a arte e o esporte forem reforçados para crianças dentro da comunidade, melhor. “Tenho maior orgulho de poder passar o que eu aprendi para elas e aprendo muito também. A importância de conseguir mudar a vida de algumas delas me deixa realizada e torço para que todo lugar de Salvador tenha um espaço como esse”. 

Estrutura – Construído em uma área de 7 mil m², o CEU de Valéria conta com um ginásio coberto, com capacidade para 200 pessoas. Além disso, abriga pista de skate, cine-teatro, salas multiuso, parque de recreação, biblioteca e uma unidade do Cras. 

Todas as atividades desempenhadas pela comunidade no CEU visam contribuir para alcançar melhorias no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, uma das mais carentes da cidade. O equipamento é o primeiro de Salvador e o 14º da Bahia.  

Criado: 20 Dezembro 2022

Skip to content