Circuito Reconectar leva estudantes da rede municipal ao Centro Histórico

Estudantes das escolas municipais Santa Rita (Luiz Anselmo) e Luísa Mahin (Armação) percorreram, nesta sexta-feira (21), os principais pontos da Barra e do Centro Histórico, respectivamente, em mais uma edição do #CircuitoReconectar. A iniciativa da Prefeitura de Salvador propicia visitas guiadas a alunos da rede municipal, em que eles podem conhecer os monumentos públicos da cidade, através da leitura de informações baixadas do QR Code gravado em cada peça, em inglês e espanhol, via celular ou tablet.

A turma da Escola Municipal Santa Rita, partiu do Forte de São Diogo com destino ao Cristo da Barra, no Circuito 1 do projeto, nomeado de Vila Primitiva. O roteiro inclui o Marco de Fundação da Cidade, indicando o ponto de chegada de Thomé de Souza (primeiro governador-geral do Brasil), o painel de azulejos portugueses, o Forte de Santa Maria, a efígie do escritor austríaco Stefan Zweig, o busto do Almirante Marquês de Tamandaré (patrono da Marinha de Guerra do Brasil) e o Farol da Barra, entre outros monumentos.

Já pela tarde, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Luísa Mahin trilharem o Circuito 2, no Centro Histórico, que tem início no Cruzeiro do São Francisco e se encerra na Praça Castro Alves, passando pelo Chafariz do Terreiro de Jesus, estátuas de Zumbi dos Palmares e Gregório de Mattos, bustos de Dom Pedro Sardinha (primeiro bispo do Brasil), Padre Manoel da Nóbrega e Dodô e Osmar, Cruz Caída e o painel de Carybé, intitulado “A Colonização do Brasil”.

Identidade cultural – Titular da Gerência de Patrimônio Cultural (Gepac) da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão responsável pela gestão do #CircuitoReconectar, Milena Tavares explicou que o projeto nasceu do interesse da Prefeitura em divulgar os monumentos públicos da capital baiana. “É importante que as pessoas se apropriem dos elementos simbólicos, que representam nossa memória, nossa identidade e nossos valores sociais. Especialmente os estudantes da rede municipal, que, nestes roteiros, podem desenvolver um olhar diverso para a cidade, despertar o interesse pelos monumentos, pela arquitetura, pela paisagem natural, como um convite aceito para pesquisar mais sobre sua própria cidade”, sintetizou.

Maria Aparecida, professora de ciências da Luísa Mahin, informou que 44 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental foram beneficiados com o passeio histórico. “É a primeira vez que a escola participa deste projeto. Considero de suma importância para valorizar nossa cultura e entender o que significa o Pelourinho. Hoje é um lugar turístico, das festas e das artes, mas aqui se guarda uma história de resistência, pois antes era o local onde os escravizados eram expostos e castigados. É um momento especial para os meninos e meninas saírem de suas bolhas e verem de perto o que eles aprendem nas aulas de história”, comentou.

Aluna do 8º ano da Escola Municipal Luísa Mahin, Mariana de Sena, de 13 anos, visitou pela primeira vez o Centro Histórico. “O passeio é maravilhoso. Uma aula a céu aberto. Tenho certeza de que vou sair daqui sabendo muito mais sobre o Pelourinho, sobre a evolução da cidade onde nasci, que é a também a minha própria história”, concluiu.

Criado: 21 Outubro 2022