Codesal promove capacitação de guardas municipais para ações de prevenção

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu, nesta segunda-feira (7), a capacitação dos alunos em formação da Guarda Civil Municipal (GCM), para atuação em ações de prevenção junto ao órgão. O encontro aconteceu na sede da GCM, na Avenida San Martin, quando os novos agentes puderam conhecer mais sobre a Defesa Civil, mudanças climáticas e percepção de risco.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, afirmou que a parceria com a Guarda é antiga, principalmente nas operações de campo, quando o órgão de defesa civil tem ocorrência que exige organização e disciplina das localidades. “Temos trocas constantes entre os órgãos, a exemplo desta capacitação com 50 guardas. Em contrapartida, a GCM está formando técnicos da Codesal em direção de drone. É uma parceria dinâmica e permanente, cujos resultados levam ganhos à população”.

O diretor de Segurança Urbana de Salvador, Maurício Lima, destacou que essa é mais uma importante parceria, com o objetivo de proteger a vida das pessoas. “Fizemos várias capacitações, somando 550 guardas preparados para as situações de risco da cidade, como as chuvas no período de março a junho. Com certeza a capacitação é fundamental, para que estejam prontos para qualquer situação de chuvas intensas na cidade”.

A gerente de Desenvolvimento Humano da GCM, Mariana Carneiro, lembrou que estreitar os laços com os demais órgãos da Prefeitura é importante, porque as atividades da GCM são desenvolvidas em conjunto. “A Guarda Municipal não trabalha sozinha, ela age em apoio a outros órgãos e a Codesal é um grande parceiro, principalmente na Operação Chuva”.

O aluno GCM Matheus Soledade participou da capacitação e avaliou a iniciativa. “Achei importantíssimo, porque a Codesal já faz um trabalho relevante na cidade, sempre em parceria com a Guarda, para facilitar o acesso às áreas”.

Drones – No mês passado, técnicos da Codesal participaram do Curso de Pilotagem de Veículo Aéreo Não-tripulado (drone), promovido pela GCM. A atividade, que fez parte da Semana Nacional de Redução de Desastres, teve o objetivo de preparar os profissionais para o emprego dos equipamentos em atividades de proteção e defesa civil como busca aérea, vistoria de estruturas e encostas, além de outras situações.

Os drones são ferramentas importantes em atividades de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução, antes, durante e após as ocorrências. “O uso desta tecnologia possibilita a identificação de vulnerabilidades em áreas de risco para basear medidas preventivas. Nossa meta é agregar novas tecnologias nas atividades de defesa civil, de modo a melhorar os resultados”, disse Macêdo.

Criado: 08 Novembro 2022