Competição internacional de natação em águas abertas acontece em Salvador neste fim de semana

Uma das maiores competições internacionais de natação em águas abertas acontece entre os dias 1° e 2 de abril na capital baiana, durante a semana do aniversário de Salvador.  O evento esportivo é apoiado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A prova contará com percursos entre 300 a 600 metros, para as crianças de sete a 11 anos; a categoria “Sprints” de 2 km; a Half Oceanman de 5 km; e a prova principal Oceanman, de 10 km. As saídas acontecem do Porto da Barra até o Forte de São Marcelo.

O diretor de Esportes da Sempre, Felipe Lucas, destaca a importância de a capital baiana sediar um evento deste porte, pois, por ser uma competição de visibilidade internacional, ajuda a fortalecer o turismo esportivo na cidade. “O Oceanman vem para engrandecer o esporte aquático e local, atraindo atletas internacionais, os amantes da natação, praticantes e apoiadores dessa modalidade esportiva. Naturalmente teremos visitantes para acompanhar esses dois dias, que serão de fato muito bons”, avalia.

O gestor completa ainda que a competição contará com 200 atletas do projeto social da Arena Aquática, que a Prefeitura desenvolve no espaço para incentivar competidores de alta performance. A competição terá, ainda, a participação de 20 atletas com deficiência, além do campeão mundial de natação e gerente de Esportes Aquáticos da Arena, Edvaldo Valério, que estará na prova principal dos 10km.

“É muito significativo para a gente aqui de Salvador receber esse evento, pois a cidade vem se tornando um grande polo da modalidade. Daqui saíram dessas águas atletas de renome como o atleta olímpico Allan do Carmo e a campeã olímpica Ana Marcela”, declarou o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FDBA), Diego Albuquerque.

Competição – Criado em 2015, na Espanha, o Oceanman já foi realizado em países como Arábia Saudita, Itália, Equador e Grécia, e vem crescendo em todo cenário mundial, abrindo oportunidades aos atletas amadores. Os dez melhores atletas de cada categoria serão classificados para o mundial na Tailândia, que ocorrerá em dezembro deste ano.