Cosme de Farias promove 1º Encontro de Samba Junino em live no domingo (16)

Fundado em outubro de 1978, na Rua Edson Saldanha, antiga Baixa do Tubo, em Matatu de Brotas, o grupo Os Dez Mais do Samba é o anfitrião da live Projeto Viola Velha – 1º Encontro de Gerações do Samba Junino de Cosme de Farias. O evento acontece no próximo domingo (16), às 16h, no canal do YouTube do grupo, e tem o intuito de promover um encontro de gerações de agentes do ritmo, reconhecido em 2018 como Patrimônio Cultural de Salvador.

O percussionista e diretor artístico do projeto, Luiz Carlos – ou Mestre Kiabo, como é conhecido -, contou que a paixão pelo ritmo veio do berço, já que o pai, Antonio Carlos, é presidente de Os Dez Mais do Samba. Após frequentar assiduamente o ambiente musical, decidiu participar do grupo, há 34 anos.

“Nesse encontro vamos mostrar um pouco do legado do nosso samba junino, desse movimento artístico cultural que deu régua e compasso para desdobrar diversos ritmos como o pagode e o axé. Inclusive, vamos pontuar a importância desse legado em nossa live, e deixar esse registro para que a nova geração tenha conhecimento sobre o nosso samba”, pontuou Luiz.

O projeto é um dos contemplados pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo.