Logo Prefeitura de Salvador

Dia Mundial da Limpeza movimenta Salvador neste fim de semana

A partir desta sexta-feira (16), Salvador será palco de diversas ações em celebração pelo Dia Mundial da Limpeza (17 de setembro). As atividades, realizadas até domingo (18), são realizadas através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e acontecerão nas praias de Ilha de Maré, Ondina, Barra, Boca do Rio, Boa Viagem, Periperi e Praia Grande. 

Na sexta-feira (16), será realizada uma atividade socioeducativa com alunos da Escola Municipal de Praia Grande, Ilha de Maré, a fim de sensibilizá-los sobre os impactos do descarte irregular de resíduos para o meio ambiente. Posteriormente, os estudantes participarão de um mutirão de limpeza, juntamente com uma equipe da Limpurb, limpando toda a extensão da faixa de areia. 

No sábado (17), também ocorrerão mutirões de limpeza nas praias de Ondina, Barra, Boa Viagem, Corsário, Periperi e Praia Grande. Na praia de Ondina, a ação será iniciada a partir das 8h e contará com o apoio de voluntários do Conselho Comunitário Social e de Segurança, alunos e professores do Unisba, Amabarra, Porto Bello e Escola São Domingo Sávio, dentre outros apoiadores. 

No local, também realizada a “Parada Sustentável”, com a participação do Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) e da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental, formada por graduandos da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Banhistas e transeuntes terão a oportunidade de obter informações importantes sobre os impactos dos resíduos descartados de forma irregular e como eles afetam o meio ambiente. 

Em Boa Viagem, a Limpurb prestará apoio logístico e operacional a voluntários dos projetos Ocean Care Instituto Limpa Brasil, que realizarão um mutirão na faixa de areia da praia. No mesmo local, também ocorrerá uma limpeza subaquática promovida pelo projeto “Limp ação”, que contará com o suporte de agentes de praia responsáveis por recolher e destinar corretamente os resíduos coletados no fundo do mar. 

Na Praia do Corsário, o projeto Voluntários do Bem também receberá o suporte necessário para remover os resíduos descartados de forma irregular nesse trecho da orla. Serão apoiadas ainda as ações do “Praia boa é a nossa”, localizado em Praia Grande, com a disponibilização de sacolas e luvas, além do auxílio dos agentes que também estarão presentes durante a atividade. 

Barra – Na Barra será realizada a 3ª edição do “Praia Massa é Praia Limpa” no sábado (17), a partir das 8h, no trecho que vai do Morro do Cristo ao Porto. Promovido pela Secis em parceria com a Braskem e a Basf, o projeto é aberto ao público e busca sensibilizar os banhistas e visitantes a conservarem a limpeza das praias, coletando seus resíduos sólidos e evitando a poluição do mar. 

A ação também promove uma reflexão sobre a importância da preservação de ambientes marinhos. “Essas iniciativas visam contribuir para que os soteropolitanos despertem para a urgência de preservação dos oceanos e das vidas marinhas. Temos o propósito de dar continuidade durante o ano e estamos buscando apoio para que se tornem ações constantes em nossa cidade, que é reconhecida por suas praias incomparáveis”, considera a titular da Secis, Marcelle Morais. 

Por meio do “Praia Massa é Praia Limpa”, um grupo de voluntários realizará a limpeza da faixa de areia e da área submersa das praias. Nas duas edições do projeto, foram recolhidos mais de 460 kg de materiais poluentes. 

Encerramento – Finalizando a programação, no domingo (18), a Limpurb prestará suporte logístico e operacional para a limpeza subaquática e da faixa de areia que será realizada pelo Instituto Limpa Brasil, na praia de Cantagalo. A iniciativa também contará com a presença de mergulhadores.

Criado: 14 Setembro 2022

Skip to content