Escola da rede municipal promove atividades do Setembro Amarelo com alunos

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

A Escola Municipal da Engomadeira, localizada no bairro de mesmo nome, realizou nesta sexta-feira (15) mais uma ação de conscientização referente ao Setembro Amarelo com os alunos da unidade. Essa foi mais uma da série de mobilizações da instituição com foco na campanha, que alerta para a proteção à vida, à importância dos sentimentos e à redução dos estigmas, incentivando as pessoas que estão passando por problemas a procurarem acolhimento e ajuda.

De acordo com a diretora da escola, Jaciara Araújo, o objetivo é multiplicar a informação. “A gente entende que um melhor multiplicador dessas informações do que criança não existe. Às vezes, o familiar trabalha o dia todo e ele chega em casa contando as novidades, sempre com conteúdo que interessa para a família. O Setembro Amarelo é um tema complicado e a gente traz de uma maneira diferente, trabalhando com músicas diversas de autoestima, valorizando a vida, a importância de viver cada momento”, disse.

Entre as dinâmicas adotadas pela unidade de ensino, estão apresentações de músicas com conteúdo positivo como Tente Outra Vez, de Raul Seixas; e O Que É, O Que É, de Gonzaguinha, além de canções do cantor Renato Russo, do Legião Urbana. Participam dos eventos alunos da Educação Infantil (de 4 a 5 anos), do Ensino Fundamental (dos 6 aos 12 anos) e do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Na manhã desta sexta, os 35 alunos do 4º ano A apresentaram a canção de Gonzaguinha. “Trabalhamos as músicas e também dinâmicas com eles, como o ‘pote da gratidão’, a ‘gaiola das emoções’, o ‘chip da emoção’, entre outras. Também vamos presentear os estudantes com chaveiros, mostrando como eles são importantes, valorizando cada um deles”, reforçou Jaciara.

A professora Edvalda Andrade, 53 anos, atua há 20 anos na escola. Segundo ela, o trabalho surgiu como forma de valorizar a vida e a autoestima, e a música é uma forma de trabalhar sentimentos. “Ela motiva de forma lúdica. Eles gostam de cantar, gostaram da canção de Gonzaguinha e resolvi trabalhar como pontapé inicial de valorização da vida no Setembro Amarelo, com uma mensagem positiva. Todos abraçaram a ideia e isso os estimula”, explicou.

O aluno Edward Miguel, de 10 anos, está no 4º ano e aprovou a atividade. “Eu achei muito legal. Fiquei nervoso de cantar na frente dos outros, mas depois me acostumei. Aprendi muita coisa na atividade, como ajudar uma pessoa que está triste, falando para ela não desistir, e vou levar esse conhecimento para minha família”, disse a criança.

Aos 15 anos, Vitória Barreto conta que amou a atividade: “Eu já conhecia a música e gosto muito da letra dela, acho bem linda. Ela passa a mensagem de coisa boa, de pensamento positivo, isso é muito legal”, disse a aluna.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS