Logo Prefeitura de Salvador

Escola Municipal Bom Juá recebe projeto nacional BuZum!

A Escola Municipal Bom Juá recebe, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), o projeto nacional BuZum!, que promete fazer a diversão da criançada com as apresentações dos espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo”. Serão exibidas sete sessões para 203 estudantes da instituição, do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino. 

As encenações lúdicas, que se baseiam em temáticas como higiene pessoal, importância do respeito às diferenças nas relações e preservação dos mares e oceanos, serão realizadas no pátio da escola. “Falamos muito sobre meio ambiente, promovemos várias atividades com foco na preservação dos nossos ecossistemas. Com certeza essa iniciativa reforça o conteúdo que repassamos aos nossos alunos”, frisa o diretor da unidade escolar, Herson Conceição. Ele completa que o conteúdo das apresentações será inserido em novas atividades em sala de aula.  

A diretora do BuZum, Mari Gutierrez, explica como o teatro pode ser uma potente ferramenta para o processo educacional. “Com a arte do teatro de bonecos, o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade. Em ‘Perigo Invisível’ falamos da importância de cuidarmos da nossa higiene pessoal, em especial depois de tudo o que viemos com a pandemia. Já em “O Grande Perigo” abordamos o quanto precisamos estar mais atentos à preservação dos nossos mares e oceanos e o quanto a poluição é prejudicial à fauna marina”, detalha.

Teatro e educação – Na estrada há exatos 12 anos, o BuZum promove a arte e a cultura em todo o país junto a crianças que, muitas vezes, nunca tinham tido assistido a uma peça teatral, sendo fortemente impactadas tanto pelo lúdico, quanto pelo conteúdo educativo intrínseco em cada tema que permeia os espetáculos. Antes da pandemia, o projeto acontecia dentro dos ônibus. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo. 

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da grade curricular. O projeto fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários. O projeto é realizado através da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR. 

Criado: 04 Outubro 2022

Skip to content