Logo Prefeitura de Salvador

Escola no Garcia cria canal no YouTube para divulgar ações pedagógicas

Para divulgar as ações pedagógicas produzidas nesse período de pandemia de Covid-19, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e em parceria com a Escola Municipal Hildete Lomanto, localizada no bairro do Garcia, criou um canal no YouTube, chamado TV Loma. A ferramenta tem o objetivo de reforçar os conteúdos trabalhados pelas na televisão e através dos cadernos pedagógicos de atividades distribuídas pelo órgão. 

Os temas envolvem o cotidiano escolar, atividades dos colaboradores e os talentos da escola, além de outras ações para aproximar alunos, comunidade e a unidade de ensino. De acordo com Ida Ramos, gestora da escola, a ideia surgiu antes mesmo da pandemia com intuito de ter um canal para conectar os alunos, professores e colaboradores, já que a relação entre eles vai muito além do ambiente escolar. 

“Tenho uma relação com meus alunos que não se restringe ao papel burocrático de diretora. Fiz questão de pegar uma lista com todos os contatos dos meus alunos e criar um grupo no WhatsApp para que pudéssemos ter esse diálogo diário”, contou Ida. 

Emocionada, a gestora também falou sobre o momento atual e da esperança da volta às aulas presenciais. “Não vejo a hora de tudo isso passar e voltarmos a nos encontrar. Sinto muitas saudades dos meus alunos.” 

Etapas – O vice-diretor da escola e professor Geografia, Sérgio Sales, contou que o projeto está sendo elaborado em três etapas. A primeira é institucional e aborda como a escola está funcionando em ensino remoto, atividades virtuais e como a escola está sendo preparada para receber os alunos quando retomarem as aulas presenciais. Já a segunda etapa visa inserir os alunos na produção de conteúdo. Por fim, a ideia é inserir a comunidade e os pais dos alunos nesse contexto escolar. 

“Estamos terminando de elaborar o formato dos conteúdos para colocar no nosso canal. A ideia não é só produzir algo institucional, mas colocar os alunos para produzir o conteúdo que será publicado. Brincamos até com a ideia do “Jornal Loma’’ apresentado por eles – uma atividade que envolve produção de roteiro, gravação e geração de conteúdo”, explicou. 

Contato virtual – As alunas da 6ª série Nathila Ferreira e Samira Araújo, ambas de 12 anos, estão adorando a ideia do novo canal. Nathila ama os estudos de Língua Portuguesa, já Samira gosta mesmo dos números e matemática é a matéria favorita. No entanto, o que elas têm em comum é a enorme saudade de ir para a escola. 

“Achamos bem legal o canal, estamos fazendo as atividades on-line, porque não podemos fazer aglomerações. É um jeito de a gente estar perto, mesmo longe. Mas esperamos que isso passe logo, porque estamos morrendo de saudade da escola, dos professores e dos nossos amigos”, disseram.

Skip to content