Espetáculo em escola municipal passa mensagem de inclusão e respeito às diferenças

Apresentado de forma gratuita para alunos da rede municipal, o espetáculo “A Mágica Carruagem de Inácio” encantou os alunos da Escola Municipal do Calabetão, na última sexta-feira (14). A peça trata de acessibilidade, respeito às diferenças, inclusão da pessoa com deficiência, direitos e deveres e também sobre o ser humano ter o direito de ir e vir sem restrições, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre a necessidade da convivência em uma sociedade inclusiva.

As apresentações ocorreram nos dois turnos de aula e cerca de 178 crianças, sendo 102 para o turno matutino e 76 para o turno vespertino, com idades entre 4 e 12 anos, participaram da atividade. O espetáculo e os atores são de origem paulista e a encenação na Escola Municipal do Calabetão é fruto de parceria entre a unidade escolar e a CCR Metrô Bahia.

Realidade – Diretora da unidade escolar, Tatiana Bastos Queiroz destacou a importância de tratar desde cedo sobre temas sensíveis com os estudantes da rede municipal. “’A Mágica Carruagem de Inácio’ retrata muito da realidade que vivemos em nossa escola, pois trabalhamos a todo momento com as crianças temas referentes à acessibilidade, o respeito às diferenças e a inclusão dos alunos com deficiência. O projeto reforçou a importância de incluir esses alunos em nossa rotina. Aqui na Escola Municipal do Calabetão temos duas cadeirantes, e as mesmas são inseridas com muito carinho nas atividades escolares.

Para o coordenador da peça, João Paulo Vital, o projeto tem o objetivo de levar a informação de qualidade acerca da temática da acessibilidade. “A criança é sempre o foco principal do projeto porque acreditamos no seu papel como disseminador de informação. Eles enxergam de uma forma muito simples e conseguem, juntamente com outros colegas, colocar em prática o que foi abordado no espetáculo”.

Aluno do 4º ano, Cristian Santos, de 9 anos, disse ter ficado encantado com a apresentação. “Gostei bastante, é muito legal saber que somos todos iguais. A imaginação sempre vai ganhar o amor e a consideração do nosso próximo”, disse.

Bastante interativo no momento do espetáculo, Maria Eduarda Santos, de 7 anos, e aluna do 2º ano, disse que repassará todo o aprendizado com o espetáculo para seus pais, tios e primos. “Achei muito legal, amei. Os tios da peça falaram sobre respeito ao próximo. Irei falar também para minha família”.

Enredo – Criada em 2018, a peça teatral conta a história de um jovem portador de deficiência física chamado Inácio. Nela, são abordadas as dificuldades que o jovem garoto possui em acessar espaços sem mobilidade para PCDs.