Evento discutirá rumos da economia criativa em Salvador

Nesta quarta-feira (29), quando Salvador celebra Salvador 474 anos, o Doca1 promoverá uma ocupação que vai debater caminhos para potencializar negócios voltados à economia criativa. O evento, intitulado “Ocupa Doca1 – As trilhas para uma Salvador criativa”, é gratuito e ocorrerá das 9h30 às 12h, no espaço, situado na Avenida da França, no Comércio. Não é necessário inscrição prévia.

O evento reunirá personalidades que são referências para o setor, a fim de debater estratégias que podem ser desenvolvidas na capital. Vão participar do bate-papo o publicitário cofundador da Vale do Dendê, Paulo Rogério; o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e membro do Conselho Curatorial do Doca1, Fernando Guerreiro; a gestora cultural e professora do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (Ufba), Daniele Canedo; o pesquisador e coordenador do Observatório Estadual de Economia Criativa-Bahia, Messias Bandeira; o artista plástico e editor da Caramurê, Fernando Oberlaender; e o diretor de conteúdo e gerente de projetos da Califórnia Media House, Will Brandão.

A diretora artística do Doca1, Livia Cunha, explicou que o evento foi pensado para celebrar o aniversário da capital baiana através da criatividade, característica marcante de Salvador, além de também apresentar o espaço ao público soteropolitano. “Nossa proposta é promover um encontro aberto ao público, em que colaboradores da Doca1 possam compartilhar com todos os planos e expectativas para o espaço, que em breve será ativado. Vamos falar sobre projetos, ideias, ocupações propostas, publicações e pesquisas previstas para acontecerem na Doca1. É uma forma de nos aproximarmos do público”, detalhou.

A gestora também ressaltou a importância do evento para fomentar a economia. “Esperamos alcançar um público ligado à economia criativa da cidade e do entorno, que, uma vez que tomem conhecimento das instalações, serviços e projetos a serem realizados no Doca1, possam propor outras atividades ou parcerias”, finalizou Livia.

Inovação e cultura – Para Fernando Guerreiro, o Ocupa Doca1 vem com o intuito de reforçar a necessidade de se formar um grande movimento no local. “Este evento pode ser um marco regulatório e significar a abertura oficial dos trabalhos sequenciados do espaço. O que precisa agora é transformar o que se fala em ação, provocando o início imediato dos trabalhos”, pontuou.

Estrutura – O Doca1 – Polo de Economia Criativa é um dos primeiros equipamentos do país que reunirão inovação e cultura para impulsionar a economia. A ideia é que dentre as atividades o espaço possa incentivar novos talentos, promover a qualificação de mão de obra criativa da cidade e aproximar empresas e trabalhadores envolvidos com o capital intelectual, criativo e inovador.

Reportagem: Joice Pinho/Secom