Logo Prefeitura de Salvador

Festival Virada Salvador terá esquema especial de serviços para a população

Contagem regressiva para o Festival Virada Salvador 2023. A maior festa pública de Réveillon no Brasil começa nesta quarta-feira (28) e segue até o domingo (1º) com mais de 100 atrações. Para receber o público, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, ao lado de gestores municipais, nesta segunda (26), durante a entrega de toda a estrutura da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio.

“Esse festival não será só de atrações artísticas. Teremos serviços de trânsito, transporte público, saúde, segurança, ordenamento de acesso a evento, social. Ou seja, todas as ações da Prefeitura darão suporte. Estamos preparados para fazer um grande evento de retomada, que volta com força total após dois anos de pandemia”, declarou o prefeito.

Com o objetivo de garantir a assistência à saúde durante o festival, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalará dois módulos que totalizarão 30 leitos equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Além disso, seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficarão de prontidão para remoção imediata de pacientes em possíveis ocorrências com maior gravidade. Outros 16 postos de urgência e emergência 24 horas do município (entre UPAs e Pronto Atendimentos) e o Samu 192 funcionarão todos os dias, ininterruptamente, servindo de retaguarda para as ocorrências de maior complexidade.

O PA Alfredo Bureau, no Marback, terá equipes reforçadas para servir de referência nos casos que demandarem avaliação com especialistas ou exames complementares.

Segurança – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai disponibilizar um efetivo diário de 550 agentes. Equipes do órgão atuarão em patrulhamento preventivo e no apoio ao monitoramento da festa através de câmeras instaladas no local dos festejos.

A GCM prestará ainda apoio às operações de trânsito, no ordenamento público, embarque e desembarque de passageiros dos ônibus, além de realizar abordagem, logo na entrada do evento, com a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. A instituição ainda contará com uma base de apoio para catalogação e devolução de documentos perdidos durante o festival.

A segurança do Festival Virada Salvador 2023 contará também com a atuação de equipes da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Assim como ocorreu na edição anterior, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai instalar sistema de reconhecimento facial e portais de abordagens. Nas entradas, a população passará pelos portais de abordagem, operados por guarnições da PM, para revistas.

Trânsito –A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial de trânsito na região onde o evento será realizado, entre os dias 28 de dezembro a 1º de janeiro. Assim como em anos anteriores, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região, e os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e fluxo de tráfego na Avenida Octávio Mangabeira, tanto sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.

Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para pedestres e condutores, serão instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar. Agentes estarão posicionados em locais estratégicos para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região.

Transporte – A Secretaria de Mobilidade (Semob) disponibilizará 120 agentes de transporte, orientando os usuários e monitorando em tempo real todas as linhas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Ao todo, mais de 400 ônibus darão atendimento ao público do festival: serão 215 ônibus do Sistema Complementar (Stec), os “amarelinhos”, além de 230 ônibus da frota regular, distribuídos em 15 linhas provenientes de diversas regiões da cidade.

Além disso, pela primeira vez no festival, três novas linhas expressas serão criadas para atendimento aos usuários que vão aproveitar a festa, saindo do Terminal Acesso Norte, da Estação Pirajá e da Estação Metrô Pituaçu até a Arena Daniela Mercury. Além da frota regular das linhas que darão atendimento à festa, 95 ônibus reguladores serão disponibilizados para dar suporte à operação.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) disponibilizará 429 colaboradores para coleta de resíduos gerados no festival. Os agentes terão suporte de 46 equipamentos, entre compactadores, caçambas, tratores e caminhões pipa. Além disso, o órgão vai montar 620 sanitários químicos e 21 contêineres climatizados para a população.

Ordenamento – O efetivo operacional da Secretaria de Ordem Pública (Semop) será composto por 230 colaboradores, com o objetivo de manter a organização da festa. Agentes de fiscalização atuarão junto aos vendedores ambulantes.

Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças, que devem ser substituídas por descartáveis.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) fará o monitoramento da área da areia da praia, com três bases salva-vidas, orientando banhistas sobre o risco de afogamentos.

Campanha social – As equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realização operação especial durante o Festival Virada Salvador 2023, com a campanha Criança Não é Mão de Obra. O objetivo é combater situações de trabalho infantil e outras violações de direitos contra crianças e adolescentes.

Cerca de 100 profissionais atuarão dentro da Arena Daniela Mercury, no entorno, e no monitoramento de locais onde ocorrem as comemorações de Réveillon. Para garantir acessibilidade e segurança para as pessoas com deficiência, um mirante acessível também será disponibilizado no evento.

Acolhimento – Além de manter os centros de referência em plantão para acolher mulheres vítima de violência, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) montará a Casa de Convivência do Réveillon para filhos de ambulantes que estiverem trabalhando na festa. A estrutura funcionará na Escola Municipal Luiza Mahin, em Armação, e terá capacidade para atender até 100 pessoas na faixa etária entre 0 a 17 anos.

Manutenção – A Secretaria de Manutenção (Seman) trabalhará em esquema de plantão, durante 24 horas, no espaço de 2,6 mil metros quadrados da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, na realização de vistorias e serviços de recuperação de calçadas, pavimentação e limpeza da rede de escoamento pluvial.

Ouvidoria – A Central Disque Salvador 156 vai atender durante 24 horas para prestar informações, orientações e receber qualquer demanda dos cidadãos sobre o evento. Durante a festa, equipes volantes da Ouvidoria percorrerão a arena para atender os cidadãos. Serão registradas ainda sugestões para melhorias e aferição da qualidade dos serviços municipais em atuação no evento, a exemplo do trânsito, ambulantes, limpeza urbana, dentre outros.

Comunicação – A Prefeitura transmitirá toda a programação do Festival Virada Salvador no canal institucional no Youtube (@PrefSalvador). Cerca de 400 profissionais de imprensa foram credenciados pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) para a cobertura da festa, representados em mais de 60 veículos, entre emissoras de TV, rádio, jornais, blogs, sites e redes sociais. Será disponibilizada sala de imprensa com acesso à internet, além de sala de coletiva.

Criado: 26 Dezembro 2022

Skip to content