Logo Prefeitura de Salvador

Fórum internacional em Salvador discute fiscalização e segurança viária

Salvador vai sediar o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária – Dados, Planejamento Estratégico e Boas Práticas em Fiscalização, por iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A atividade acontece na próxima terça-feira (20), das 8h às 13h, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. 

O evento, que compõe a Semana Nacional do Trânsito em Salvador e conta com a parceria da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), no âmbito da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, emitirá certificado e é gratuito. “Salvador vai poder mostrar ao mundo os seus avanços no trânsito e aprender com as experiências de outras grandes cidades. O evento será uma excelente oportunidade de trocar ideias sobre a evolução do trânsito, ajudando a trazer mais segurança às vias da nossa cidade”, afirma Marcus Passos, titular da Transalvador. 

Palestrante do evento, Omar González, que é coronel da Polícia Nacional da Colômbia, abordará as experiências de fiscalização em Bogotá. “O foco da minha fala será o sistema seguro, por acreditar que o excesso de velocidade tem grande importância nas mortes e lesões no trânsito. Também será abordado o papel que a fiscalização desempenha na redução dessas mortes e no aumento do cumprimento das leis, além de compartilhar a experiência sobre o que tem sido feito em Bogotá, para lidar com sinistros motociclísticos, tanto na parte de prevenção, quanto na de fiscalização de motocicletas e em relação ao excesso de velocidade”, adiantou.  

A programação do fórum começa com o credenciamento dos participantes, das 8 horas às 8h30; a abertura do evento, com mesa formada por autoridades, acontece das 8h30 às 9 horas; das 9 horas às 9h15. Em seguida, a Transalvador e IACP prestam homenagem ao agente de trânsito Jailton Pereira, vítima fatal de atropelamento, em abril deste ano, enquanto trabalhava. Logo após, Madeline Kramer e Connor Cleary, gerentes de programa e projeto da IACP, respectivamente, vão falar sobre as ações da associação na América Latina. 

Os resultados obtidos pelas ações de segurança viária em Salvador é o tema da palestra de Marcus Passos, das 9h35 às 9h55. Beatriz Rodrigues, representante da GDCI Local Liaison – Brazil, falará sobre mobilidade e ruas seguras, no tema “O papel do projeto urbano como aliado da fiscalização no trânsito”, das 9h55 às 10h15. Das 10h45 às 11h15, Antônio Neri, gerente de trânsito da Transalvador, apresentará as ações de fiscalização bem sucedidas do órgão. 

Das 11h15 às 12h15, Omar González vai falar sobre as experiências de fiscalização em Bogotá; Das 12h15 às 13 horas, acontecerá a mesa redonda “Troca de Experiências”, com participação de órgãos de fiscalização de trânsito da Região Metropolitana de Salvador (RMS).      

O Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária é voltado a profissionais que atuam com fiscalização e segurança viária, em Salvador e Região Metropolitana. O evento já está com as inscrições encerradas e deve contar com uma audiência de 300 pessoas.

Criado: 15 Setembro 2022

Skip to content