Logo Prefeitura de Salvador

Futuros condutores do BRT recebem capacitação promovida pelo Sest/Senat

Para transformar a realidade dos trabalhadores do transporte coletivo de Salvador e oferecer um serviço de qualidade aos usuários, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai capacitar os 130 operadores, que vão trabalhar no BRT (Bus Rapid Transit), por meio de um curso de capacitação promovido pelo Sest/Senat. A parceria foi fechada esta semana, com a assinatura de um Termo de Acordo de Cooperação, entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a instituição. 

Os motoristas do novo modal já fazem parte do sistema e foram escolhidos pelas empresas entre aqueles que se destacam na função, por apresentar o melhor desempenho em suas rotinas. Durante as aulas os profissionais terão noções de saúde e segurança no trabalho, primeiros socorros, atualização da legislação de trânsito, e condução segura com prática simulada. 

Além dos motoristas, bilheteiros e equipe de apoio, que prestará informações aos usuários também participarão do curso, terão aulas de primeiros socorros e técnicas de atendimento. As aulas tiveram início na quarta-feira (31) e seguem até a próxima terça-feira (6). 

Para a instrutora Andréia Sena, do Sest Senat, as dinâmicas apresentadas ajudam no relacionamento dos profissionais no dia a dia. “Estamos trabalhando metodologias ativas, que proporcionem que os profissionais vivenciem situações do cotidiano, com exposições, diálogos, comunicação não violenta e estudo de caso para que possam se colocar no lugar dos usuários do transporte público e fortalecer o relacionamento interpessoal”. 

Supervisor do Centro de Controle Operacional do BRT, Edson Fernandes destaca a possibilidade de crescimento profissional ocasionada pelo aprendizado com a operação do novo modal. “Conhecimento técnico nunca é demais. Além disso, é importante sempre aprender a lidar com o público, socializar com os demais colegas que participam dessa nova estrutura. O importante é dar o melhor para que o esforço seja traduzido em um ótimo trabalho”. 

Fazendo história – O preparatório é subdividido em cursos nas modalidades presencial, remota ou híbrida, palestra e ações, treinamento para desenvolvimento pessoal e profissional, trilhas pedagógicas e certificação. Para o motorista Manuel Cerqueira, que atua há 17 anos no sistema de transporte público de Salvador, a capacitação é mais uma oportunidade de se aprimorar na função, além do orgulho de integrar o time do novo sistema de coletivos da cidade. 

“É um novo aprendizado, recebi esta indicação da empresa e tenho ótimas expectativas para executar este trabalho. Dirigir um ônibus daquela qualidade é coisa de outro mundo, então, preciso aperfeiçoar meus conhecimentos e fazer o melhor possível”. 

Igor Lopes conduz coletivos há 18 anos e está animado com a possibilidade de estrear no comando de um veículo do BRT. “É maravilhoso poder fazer parte da história da cidade. É um orgulho grande ser escolhido e poder contribuir para um modal novo. E essa atualização é importante para poder contribuir ainda mais para o bom funcionamento do trabalho. Estamos trabalhando para que tudo ocorra com conforto, segurança e felicidades para todos”.

Criado: 02 Setembro 2022

Skip to content