Logo Prefeitura de Salvador

Grupo Tambores e Cores alegra São João do Centro Histórico através do toque da percussão 

Fotos: Bruno Concha/Secom

 Os sons e cores deram um clima diferente às ruas do Pelourinho, na manhã desta quinta-feira (15), com a apresentação do grupo Tambores e Cores para moradores e turistas que circulavam pelo local. A manifestação artística é parte integrante da programação do São João do Centro Histórico, promovido pela Prefeitura e que está ocupando os largos, praças, ruas e ladeiras da região até o próximo dia 25. 

A turista curitibana Paula Müller, de 32 anos, contou que veio passar as férias na capital baiana e está encantada com o clima da cidade. “É a primeira vez que venho à Salvador, estou amando conhecer a cidade e essa batida do tambor de fato mostra que eu cheguei aqui. Já conheci alguns restaurantes aqui no Pelourinho, hoje vou visitar os museus e aproveitar toda essa energia maravilhosa”, declarou. 

Já a vendedora ambulante, Patrícia Santana, atuante na região há 5 anos, falou sobre o aumento das vendas e do movimento no local. “É sempre bom quando chega essa época festiva, pois mais pessoas são atraídas para visitarem o Pelourinho. Isso aumenta nossas vendas, pois as ruas ficam cheias e esse ano então que a prefeitura preparou essa programação maravilhosa com tantas atrações está tudo uma beleza”, comemorou a trabalhadora. 

De acordo com mestre Pacote do Pelô, idealizador do projeto, o grupo existe há 23 anos e atualmente é composto por cerca de 90 percussionistas, que realizam apresentações musicais artísticas culturais no Largo do Pelourinho. “Estamos muito felizes em participar dos festejos de São João aqui nesse lugar, que é a nossa casa”, disse. 

O Cores e Tambores fará ainda outras três apresentações, nos dias 17, 23 e 24 deste mês, sempre às 15h30. O grupo parte do Largo do Pelourinho e passa por diversas ruas do Centro Histórico, a exemplo da Rua das Laranjeiras e do Terreiro de Jesus. 

Outras apresentações – Além do Tambores e Cores, outros três grupos de percussão também vão levar a mistura do samba-reggae e o baião para o público geral. O Meninos da Rocinha do Pelô, comandado pela maestrina Elem Silva; Movimento Percussivo, pelo mestre Gilmário Marques; e Swing do Pelô, pelo mestre Ivan Santana.  

Comandados pelos mestres Jairo, Macaco e Garrincha, os grupos de capoeira estarão fazendo o jogo todos os dias, das 10h às 17h, no Terreiro de Jesus. Das janelas dos sobrados e nas praças, também todos os dias, das 10h às 17h, as baianas do Pelourinho estão disponíveis para tirar fotos com os visitantes. Confira a programação completa do São João do Centro Histórico no site https:// saojoaocentrohistorico. com. br/. 

Texto: Letícia Silva/Secom 

Skip to content