Jaguaripe I ganha nova ligação viária à Avenida 29 de Março e praça

A região de Cajazeiras foi beneficiada com uma nova obra que ampliará a mobilidade de motoristas e pedestres, e outra que já proporciona momentos de lazer aos moradores. O prefeito Bruno Reis inaugurou, nesta sexta-feira (9), a nova Rua São Lucas, responsável por fazer a ligação entre Jaguaripe I e a Avenida 29 de Março, e a Praça Wilson Pereira, na Rua A.

A Rua São Lucas não possuía asfalto e passeios e era tomada de buracos, mato e entulho, cenário que oferecia insegurança à população. Para a construção da ligação viária, a Prefeitura investiu ao todo mais de R$5 milhões.

“Ha alguns anos, quando demos início a essa obra, tivemos a necessidade de realizar uma grande contenção para dar segurança à via. Agora, os moradores de Nova Brasília e Jaguaripe passam a ter ligação mais rápida com seus bairros a partir dessa intervenção. Antes, moradores de Jaguaripe tinham que vir pela Estrada Velha ou passar pela Fazenda Grande até entrar no bairro. Com esta obra acabamos definitivamente isso Quem quiser ir para o centro da cidade ou até a orla de Itapuã ou do Subúrbio, vai poder fazer pela via de São Lucas, sem ter que pegar trânsito e engarrafamento, e com tempo de deslocamento bem menor”, declarou Bruno Reis.

Melhorias – Após as intervenções, a via ganhou sistema de drenagem, iluminação em LED, pavimentação e sinalização de trânsito, além de contenção de encosta com 1.648 m² de solo grampeado. Todo o trajeto possui 693 metros de extensão e duas faixas de rolamento, com três metros de largura cada uma.

Morador da comunidade há quase três décadas, o auxiliar administrativo Eugênio de Sena, de 47 anos, vê a intervenção como uma mudança radical no cotidiano de Jaguaripe e do bairro como um todo. “É uma grande obra que servirá não somente a Jaguaripe, mas a toda Cajazeiras. É uma solicitação antiga da comunidade, vivíamos pisando no barro e agora melhorou muito a questão da mobilidade. Ganhamos um melhor acesso a outras localidades”.

Demais intervenções – O prefeito lembrou ainda que a administração municipal está investindo em obras de mobilidade em toda a cidade. Dentre elas estão as do sistema BRT, as da ponte sobre o Rio Camarajipe e no chamado “mergulhão” da Avenida Tancredo Neves, ou mesmo nas pequenas localidades, onde a questão da mobilidade urbana também atinge o cidadão.

Desde 2021, a Prefeitura concluiu intervenções em mais de 60 vias da capital baiana. Pouco mais de 30 obras do tipo estão em andamento na cidade – a Estrada do Curralinho (Stiep), ligação Avenida Gal Costa até Pau da Lima, Rua Professor Sabino Silva (Jardim Apipema), Rua Beira Rio de Cima (Periperi) e Rua Estrada do Cassange (Cassange) são alguns exemplos.

Praça – Ainda em Jaguaripe I, o prefeito Bruno Reis inaugurou a praça Wilson Pereira Rodrigues, situada na Rua A. Construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), o espaço possui mais de 1 mil m² de área e foi equipado com parque infantil, composto por uma gangorra, uma amarelinha, um balanço, uma escorregadeira e um cercado em eucalipto. Há também uma academia de saúde, na qual a população pode fazer exercícios e alongamentos em aparelhos como simulador de cavalgada simples, esquiador individual, remada sentada, além de giro triplo. A praça tem ainda guarda-corpo em eucalipto, banco em pré-moldado e grama natural. O investimento total é de R$405 mil.

Criado: 09 Setembro 2022