Lagoa dos Dinossauros volta a receber visitantes após desinfecção

Agendamento de visitantes para esta sexta (22) e sábado (23) já tem duas mil pessoas

A Lagoa dos Frades, agora mais conhecida como Lagoa dos Dinossauros, passou por uma ação de desinfecção na manhã desta quinta-feira (21). A iniciativa é promovida pelo Conjunto Comando Bahia, através de militares do Grupo de Resposta  Nuclear, Biológica, Química, e Radiológica (NBQR), com o propósito de proporcionar um ambiente mais seguro para circulação de pessoas.

A descontaminação ocorreu em todos os 16.470 m² do entorno da lagoa, incluindo os espaços de convivência, e foi reaberto normalmente às 12h para o público externo. Nesta ação, foi utilizado o quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada. A medida garante proteção de até 60 dias contra a Covid-19 e outros agentes contaminantes.

A titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França, aprovou a realização da descontaminação, considerando uma ação importante. Ela lembrou que, somente na semana passada, foram contabilizados oito mil visitantes na área. Também por conta do alto número, foi tomada a decisão de promover o agendamento da entrada no local às sextas e sábados, já a partir de amanhã (22).

Agendamento – A secretária da Secis reforçou que o agendamento foi necessário justamente em virtude do grande fluxo de visitantes. Mesmo em formato de experiência, ela acredita que é uma forma mais prudente de evitar aglomeração principalmente no acesso à lagoa, que vem formando grandes filas.

“Tomamos como base o Natal de 2020, e as pessoas que foram até lá acharam mais prudente fazer desta forma. O agendamento vai facilitar neste sentido de organizar e ordenar o acesso à Lagoa dos Dinossauros”, concluiu.

A visitação à Lagoa dos Dinossauros está condicionada ao agendamento apenas às sextas-feiras e sábados já a partir desta semana. Até o momento, de acordo com a Secis, já foram realizados aproximadamente dois mil agendamentos só para este final de semana. A reserva pode ser feita pelo site http://  lagoadosdinossauros . salvador . ba .gov .br/ e a duração máxima de permanência no parque é de 30 minutos.

Na página, o usuário precisa preencher o CPF e informar se fará a visita com crianças de até 12 anos, além de preencher uma ficha rápida com outros dados pessoais e de contato. O limite de pessoas simultâneas em cada horário é de 200, totalizando até 2,2 mil visitantes por dia.

Esse também é o limite de público simultâneo de segunda a quinta, só que, nesses dias, o controle de fluxo continua sendo feito sem agendamento, no próprio local, pela equipe da Secis. O trabalho da autarquia tem apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Promovemos o apoio constante na região da Lagoa dos Dinossauros. Atuamos com rondas frequentes no local, além de estarmos sempre em contato com os funcionários que atuam no parque”, afirmou o gerente de Operações da GCM, Silva Gomes.