Limpurb promove ação educativa em escolas municipais

Nesta Semana da Criança, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) está realizando uma ação especial em escolas da rede municipal. A atividade educativa e de conscientização ambiental ocorreu na terça-feira (11), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Deputado Lourival Evangelista, no bairro de Plataforma, e segue nesta quinta-feira (13), na Escola Municipal Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho.

Durante o encontro em Plataforma, cerca de 25 crianças com idade entre cinco e seis anos puderam receber, pela primeira vez, o projeto “Fala Gari”, idealizado pelo órgão. Na ocasião, agentes de limpeza da Limpurb puderam compartilhar suas experiências, vivências e rotinas para os alunos.

Além disso, os pequenos receberam fardamentos do Clubinho da Limpurb, brinquedos confeccionados por meio de material reciclável e kit pintura. Como parte das atividades lúdicas da ação, foi também foi realizado o “Quiz Limpurb” com perguntas sobre descarte correto de resíduos.

A engenheira ambiental e sanitarista da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, reforçou para as crianças sobre a conscientização e sensibilização ambiental, o descarte correto de lixos e resíduos, além do papel de cada uma na preservação do meio ambiente. “Entendemos que as crianças são multiplicadoras de boas práticas, então, a partir delas, conseguiremos levar para as demais pessoas a questão da preservação do meio ambiente. O objetivo é de que esses pequenos repassem tudo o que foi aprendido aqui para seus pais, avós, vizinhos, e, assim, cada dia mais, trabalharmos mais com um meio ambiente sustentável e ecologicamente adequado para futuras gerações”.

Durante as atividades, as crianças presentes também receberam a exposição do Núcleo Integrado de Estudo em Zoologia (NIEZ), integrado à Universidade Católica do Salvador (Ucsal), que realizaram a amostra de diversas espécies marinhas. “Participar de atividades como essa é de extrema importância para que essas crianças entendam o impacto dos resíduos ambientais nos animais”, declarou o colaborador do Núcleo, Felipe Ataíde.

Impacto – A diretora do equipamento, Cátia Sueli dos Santos, lembrou que a ação é mais uma extensão das atividades que já são realizadas na unidade educacional sobre preservação ambiental. “Tudo que foi apresentado aqui hoje, é algo que também trabalhamos em sala de aula com nossos alunos. No começo da formação do sujeito é que precisamos trazer práticas positivas e que possam ser levadas adiante para serem multiplicadas”.

Entusiasmado, Lucas Maciel Santos, de 5 anos, disse que contará para seus amigos da rua sobre o descarte correto de resíduos. “Gostei demais. Minha mãe sempre me ensina a manter o meio ambiente limpo”.

Criado: 13 Outubro 2022