Live Tour Salvador desvenda religiosidade do Bonfim

Todos os anos, na segunda quinta-feira posterior ao Domingo de Reis, milhares de baianos e turistas se vestem de branco, ocupam as ruas de Salvador e seguem em cortejo da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. São cerca de oito quilômetros de caminhada e demonstração de fé.

A Colina Sagrada, ápice da Festa do Bonfim com a lavagem da escadaria e adro da igreja, e também a Ponta de Humaitá foram os roteiros explorados pela quinta edição do projeto Live Tour Salvador, nesta terça-feira (6). A apresentação está disponível no link www.youtube.com/watch?v=00yzZkj6gr4 .

Na abertura, o apresentador José Raimundo entrevistou o guia de turismo Cleber Batista, da TCH Viagens e Turismo, que contou um pouco sobre a força da religiosidade local, as curiosidades dos rituais e o encantamento dos visitantes. “Esse lugar tem uma energia inexplicável. É um ponto que não deve deixar de ser visitado. Eu já trouxe muita gente que fez alguma promessa para algum familiar e ao chegar aqui se emocionou muito ao ponto de nem conseguir falar. Então, a Colina Sagrada tem um encantamento único que só quem vem consegue sentir”, destacou Batista.

O início da Lavagem do Bonfim remonta à segunda metade do século XVIII, como bem mostrou o historiador Murilo Mello, também entrevistado na apresentação. Mas a fé não se restringe apenas à segunda quinta-feira do ano – ela está presente também no gradil da igreja, onde soteropolitanos e turistas amarram fitinhas do Senhor do Bonfim e fazem três pedidos; na ida ao local sagrado, vestido de branco; na última sexta-feira do ano para agradecer pelas graças alcançadas; e na primeira sexta-feira do ano para pedir proteção.

Da região externa da basílica, o Live Tour Salvador partiu para o interior da Casa da Colina, situada nas proximidades da igreja, de onde o apresentador Felipe Veloso exibiu os atrativos da Vila Criativa, incluindo a venda de artigos religiosos, a gastronomia e o artesanato do local que funcionava como abrigo de romeiros.

Basílica – A energia da Basílica Santuário Senhor do Bonfim foi um dos destaques apresentados pelo reitor do templo religioso, padre Edson Menezes. “Para a gente que vivencia o dia a dia aqui na igreja do Bonfim, que constata as manifestações de fé das pessoas e que experimenta a mística deste lugar, é muito gostoso partilhar, comunicar e falar sobre o significado dele na cidade do Salvador e do bem que esse lugar faz nessa cidade, principalmente em um momento como esse de pandemia e de notícias tristes. É bom falar do que é bom e a Igreja do Bonfim é um lugar do bem”.

Esta quinta edição do Live Tour Salvador explorou ainda o museu Rubens Freire de Carvalho, mais conhecido como Museu dos Ex-Votos, onde as pessoas costumam deixar lembranças em agradecimento, e a bela vista a partir da torre do Bonfim. A apresentação foi encerrada na Ponta de Humaitá, onde está situado o único forte da cidade que possui uma parte dentro do mar e de onde é possível acompanhar um dos mais belos pores do sol da cidade.

“Essa região da Cidade Baixa tem uma importância histórica muito grande para Salvador. A Lavagem e a Igreja do Bonfim fazem parte da identidade e memória da Bahia. São símbolos da nossa memória e identidade e têm uma importância fundamental para o nosso reconhecimento enquanto baiano”, opinou o historiador Murilo Mello.

A paulista Márcia Soares, de 64 anos, gostou muito de revisitar o local depois de alguns anos, constatar um novo visual após a reforma, e saber da existência do projeto de divulgação dos pontos turísticos de Salvador. “É emocionante ver essa estrutura do Bonfim, imaginar como ela foi construída, com a participação de pessoas importantes para a nossa história. Fazia muito tempo que eu não vinha aqui e agora estou encantada com a beleza e magia do lugar”.

Retomada do turismo – O projeto Live Tour Salvador já contou com mais de 400 mil visualizações dos vídeos desde que foi iniciado. A última live do projeto, com roteiro no Santuário de Santa Dulce dos Pobres, teve cerca de 5 mil visualizações no Facebook do Visit Salvador e canal do YouTube.

A próxima edição, realizada pela Prefeitura em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), vai abordar o trecho entre a Praça Castro Alves, Rua Chile e Praça Tomé de Souza. A transmissão ocorrerá na sexta-feira (9), às 16h, nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia (Facebook, Instagram e YouTube). O projeto é desenvolvido com o objetivo de impulsionar o turismo na cidade, fortemente impactado pela pandemia de Covid-19.