Mais de 4,5 mil testes são realizados no projeto ‘Fique Sabendo’ no Carnaval de Salvador 2023

Para estimular a detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador implantou dois módulos do ‘Fique Sabendo’, no circuito Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande). Entre sexta-feira (17) e terça (21), foram realizados mais de 4,5 mil testes para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Desse total, 190 testes apresentaram reagentes para as doenças. A Sífilis liderou os resultados positivos com 151 casos, seguida pelo HIV, com 26 ocorrências, e as Hepatites B e C, com 6 e 7 notificações, respectivamente.

A secretária municipal da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, ressalta a importância da ação para o tratamento adequado de quem testa positivo. “Com o avanço da medicina é possível que o paciente viva normalmente, da mesma forma que milhões de brasileiros convivem com doenças crônicas, fazem acompanhamento contínuo e tomam medicações adequadas. Temos uma rede estruturada e profissionais capacitados para realizar o acolhimento desse paciente que teve o resultado reagente para a infecção”.

Um outro importante dado que despertou preocupação das equipes de saúde referiu-se à aplicação de penicilina, medicação utilizada para impedir a evolução da infecção. O número de usuários que aceitaram dar início imediato ao tratamento foi desproporcional a quantidade de casos identificados: apenas 44 foliões aceitaram receber o medicamento.

A infectologista Adielma Nizarala explica a importância da interrupção da cadeia de transmissão. “Nesse projeto do Fique Sabendo no carnaval, a sífilis lidera historicamente o número de pessoas acometidas com alguma infecção. É fundamental que após a detecção da infecção, o paciente aceite a medicação que não impedirá de levar uma vida normal, inclusive, durante a folia. Será uma proteção individual e coletiva, em respeito ao próximo parceiro (a). Aliado a isso, o uso do preservativo distribuído gratuitamente nos nossos módulos deve ser indispensável”.

Preservativos e géis – A SMS montou um esquema especial para a distribuição de preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes: a cada mil metros dos circuitos oficiais era possível encontrar caixas com os produtos para quem quisesse adquirir. A iniciativa estimula a procura voluntária do folião pela proximidade do serviço.  Ao todo, foram distribuídos mais de 360 mil preservativos.

A titular da pasta e vice-prefeita, Ana Paula Matos enfatiza a importância tornar acessível os métodos de prevenção às IST’s durante a folia para reforçar a proteção. “Essas estratégias visam prevenir o aumento do número de pessoas acometidas por doenças ou gravidez indesejada, especialmente entre os jovens. O Carnaval deve ser vivido como um momento de celebração, sem margem para preocupações e para isso acontecer é preciso tomar cuidados em relação à saúde”, pontuou.