MercaMimb prorroga inscrições de projetos audiovisuais para rodadas de negócios com Estúdios Globo

Fotos: Diana Reis / Divulgação

O MercaMimb, primeiro ambiente de negócios de audiovisual promovido pela Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) para realizadores e criadores negros e negras de todo o país prorrogou as inscrições de projetos para até esta sexta-feira (22). Estão sendo aceitos projetos de humor, telenovela e telefilme em desenvolvimento, sendo selecionados até oito por categoria.

O projeto visa aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros, players e plataformas do segmento, entre eles canais de TV, distribuidoras, programadoras, co-produtoras e investidores, entre outros agentes do mercado nacional e internacional. Desta vez, a rodada de negócios será com os Estúdios Globo.

As listas dos projetos selecionados para as rodadas de negócios exclusivas com os Estúdios Globos serão divulgadas a partir do dia 29 deste mês e as reuniões ocorrerão no dia 24 de abril, em formato presencial, em Salvador. Dúvidas sobre o regulamento e as inscrições podem ser tiradas através do e-mail: mercamimb@gmail.com.

As inscrições e o acesso ao regulamento podem ser feitas por meio do link: https://acesse.one/uz3t3. Podem participar empresas produtoras audiovisuais independentes de qualquer porte, desde que possuam CNPJ, e empresas individuais com registro MEI, desde que a autoria dos projetos (roteiro ou direção) seja de titularidade de pessoa negra, indígena ou quilombola. Não há limite para a quantidade de projetos audiovisuais inscritos.

O evento tem patrocínio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, através do Programa SalCine, conta com a parceria do Projeto Paradiso e está inserido na 5ª edição da MIMB.

Mostra Itinerante – Entre os dias 8 e 27 de abril, a Mostra Itinerante exibirá mais de 60 obras de cineastas negros e negras de diversos países, além de realizar oficinas, masterclasses e promover debate sobre a produção negra no cinema.

A edição será híbrida, com ações virtuais em todo o país, eventos presenciais em bairros populares e periféricos de Salvador e uma ação em São Paulo. O objetivo com as exibições nos bairros é democratizar o acesso ao cinema ao mesmo tempo em que incentiva a produção audiovisual em Salvador e em todo o país.

“O SalCine é patrocinador exclusivo desta atividade, pois compreendemos o audiovisual como uma potência econômica que movimenta diversas cadeias. Impulsionar o acesso dos nossos realizadores ao grande mercado é também uma forma de tornar o audiovisual soteropolitano cada vez mais maduro, consequentemente aquecendo ainda mais nossa economia. Outro ponto relevante do MercaMimb é o fomento da criação desses ambientes de mercado para realizadores negros, que ainda são minorias nessa disputa, público este que é prioridade nas ações realizadas pelo Salcine”, afirma a coordenadora de audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Milena Anjos.

Ela lembra que o SalCine é o primeiro programa de desenvolvimento do audiovisual de Salvador, criado com o objetivo de desenvolver a cadeia de produção, criação e economia do mercado audiovisual, atuando através dos eixos: formação, infraestrutura, financiamento, negócios e institucionalidades e film commission.