NAU vence como melhor espetáculo adulto no Prêmio Braskem de Teatro 2022

O espetáculo NAU, fruto do Edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi o vencedor da categoria Melhor Espetáculo Adulto da 28ª edição do Prêmio Braskem de Teatro. A premiação foi realizada na noite da quarta-feira (18), no Teatro Castro Alves.

Dirigido por Daniel Arcades e Thiago Romero e direção de produção de Paula Hazin, o espetáculo teve um desafio a mais: além de ganhar o edital, precisou adaptar todo roteiro e formato para o virtual, em decorrência à pandemia da Covid-19 e levar entretenimento para o público sedento de arte e cultura, em meio ao confinamento. A história retrata personagens historicamente ignorados da construção social brasileira, que voltam ao país em uma barca com mais 11 mil espíritos para um acerto de contas.

O Fábrica de Musicais é um edital que visa contribuir para a profissionalização e fortalecimento do teatro musical, linguagem artística pouco explorada em Salvador. Une modalidades como teatro, música e dança, através de um intercâmbio entre profissionais com formação e expertise nas áreas de criação e produção de espetáculos teatrais musicais em nível nacional e local. A intenção é de que esses conhecimentos cheguem até a capital baiana, além de atividades formativas realizadas no Teatro Gregório de Mattos (TGM), durante dez meses, a fim de fortalecer a tradição de musicais em Salvador.

Prêmio – O Prêmio Braskem de Teatro é realizado pela Caderno 2 Produções e destaca, anualmente, as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. Neste ano de 2022, o evento homenageou o centenário de nascimento do romancista e dramaturgo baiano Dias Gomes, autor de clássicos como a peça teatral “O Pagador de Promessas”, o livro “Decadência” e as novelas “O Bem-Amado” e “Roque Santeiro”.